Acadêmicos celebram 52 anos de regulamentação da Psicologia com palestra

Palestra discutiu a existência e atuação da psicanálise dentro do discurso universitário

Formadas pela UNIGRAN, as psicólogas Janaína Bianchi e Carla Cristina Braga Valota retornaram à faculdade, dessa vez como palestrantes, para celebrar o aniversário da profissão. As duas ministraram a palestra “Psicanálise na Universidade”, buscando esclarecer a existência do discurso psicanalítico dentro do discurso universitário.

Janaína afirma que é importante diferenciar as duas vertentes. “A psicologia é uma profissão ensinada na universidade, a psicanálise é um oficio transmitido em escolas de formação psicanalítica”, explica.

Para se tornar um analista, o profissional precisa de formação adicional, através de uma escola de formação psicanalítica. “Para que se forme um psicanalista, é necessário um tripé de formação, que é sustentado por análise pessoal, estudo teórico e supervisão clínica. A universidade dá acesso a uma vertente, o ensino teórico”, esclarece.

As duas profissionais acreditam que muita coisa mudou nesses últimos anos, especialmente a facilidade do acesso ao psicólogo. Para Carla Cristina, “a psicologia, no início, tinha um paradigma mais clínico, hoje está mais no campo social”. O que antes era uma prática considerada da elite, hoje faz parte da realidade de diversas instituições públicas, como escolas, CAPS e CRAS.

Já formadas e com experiência profissional, as duas tem na ponta da língua os conselhos para quem está começando agora. Janaína ressalta que o recém-formado contribui para a profissão “sempre sendo um bom profissional”. Já Carla lembra que é preciso “se reciclar todos os dias”.