Arquitetura sustentável como responsabilidade social é tema de palestra

O assunto foi debatido durante a 7ª Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN

Arquiteto e urbanista Celso Costa Filho falou sobre “O que é uma casa sustentável? Arquitetura de Container”

Acadêmicos e profissionais de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN receberam o arquiteto e urbanista Celso Costa Filho para falar sobre “O que é uma casa sustentável? Arquitetura de Container”, durante a 7ª Semana Acadêmica do curso. A palestra enfatizou uma arquitetura responsável, que permeia a sustentabilidade e a participação do arquiteto como responsabilidade social.

Celso Costa Filho destaca que a arquitetura sustentável é taxada hoje em dia como estilo, mas deveria ser a matriz de qualquer edificação projetada no mundo. “Uma arquitetura que pensa no meio ambiente, no esgoto, na energia, no reuso e em materiais duráveis”, esclarece.

Outro fator mencionado pelo especialista é que o cliente geralmente não pede uma arquitetura sustentável. “É papel do arquiteto falar sobre o impacto que esse sonho vai acontecer naquele local e o que podemos fazer, enquanto humanos, para evitar esse impacto ao máximo, A arquitetura deve andar por esse caminho com essa vertente, sem pensar em modismo, mas pensar em responsabilidade”, garante.

Acadêmicos recebem certificado de projeto


O grupo de acadêmicos vencedor do concurso da prefeitura municipal para reestruturação urbanística de um trecho de três quadras da Rua Floriano Peixoto no programa “Dourados Muito Mais”, recebeu certificado do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Wladimir Santos da Silva.

O projeto vencedor foi o do Grupo “Novos Urbanistas”, formado pelos estudantes Julio Alves Moreira, Filipe Godoy Santana e Rafael de Sá Souza, sob a orientação do professor Bruno Bonfim Moreno.

Wladimir Silva considera que a participação dos acadêmicos foi muito importante. “Os vencedores focaram na iconografia da região. O projeto valoriza os pedestres, propõe piso mesclado e troca de algumas árvores por vegetação mais adaptada, a revitalização do canteiro central, entre outras”, descreve.

 

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC