Arquitetura UNIGRAN realiza II Mostra de Varandas

Espaços mostram utilização de materiais recicláveis e podem ser visitados até o dia 22

Exposição é aberta ao público e fica no bloco 7 da Instituição

Acadêmicos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN realizam exposição de varandas com o tema Bossa Nova. O desafio é retratar os valores da música através de ambientes harmoniosos, usando materiais sustentáveis. O trabalho é realizado na disciplina de Desenho e Programação Visual.

Para a professora Luzia Arnês, responsável pela disciplina e organização da Mostra de Varandas, o objetivo é fazer os alunos aplicarem o que aprendem em sala. “Como é que eles podem perceber o que é a programação visual sem praticarem? É nesse envolvimento com a prática que eles começam a trabalhar com os conceitos de estrutura, paredes, etc. e começam a ter esse conhecimento mais abrangente”, explica.

Ela conta que o processo é longo. Primeiro, os alunos se organizam em grupos de sete e precisam resolver os conflitos individuais, entre as ideias, para depois entenderem o tema da Mostra e buscar os materiais alternativos para a construção. Mas no final, ao ver o ambiente pronto, a professora afirma que “dá pra ver pelo sorriso deles que eles se sentem muito realizados ao atingir o objetivo”.

Um dos alunos que está satisfeito com o resultado é Alisson Raidan, 21. Membro do grupo que construiu uma varanda inspirada na cantora Maysa, Alisson conta que o objetivo foi mostrar que ambientes calmos podem ser construídos com cores escuras.

Para ele, o mais interessante é ver o trabalho finalizado. “Não é só a ideia de uma pessoa, é a ideia de sete que formou o que está aqui agora. É como se fossem as particularidades de cada um, juntas para formar a perfeição que é o stand. Não é só uma exposição, é o nosso momento”, resume.

Agora, as expectativas para a III Mostra de Arquitetura, no ano que vem, são altas. “Nós esperamos que ela se torne parte do calendário da cidade. Nós vemos a experiência da Uniarte, fazendo parte do calendário até regional, e a gente espera que o curso de Arquitetura também consiga se expressar, saindo dos limites da sala de aula”, finaliza a professora Luzia.