População é atendida por acadêmicos da UNIGRAN em ação social

Atividades lúdicas ajudam na hora de conscientizar as crianças a se alimentarem melhor

O dia ainda estava amanhecendo quando Iolanda Maria Mausiallo e Caroline Cazarin chegaram ao Sesc Dourados, no último sábado. As duas acadêmicas de Nutrição, assim como vários outros alunos de cursos da área de saúde da UNIGRAN, participaram do Projeto Pró-saúde, uma ação social realizada em parceria com a Grande FM.

As duas amigas estão no último semestre do curso e, durante todo o dia, tiveram a chance de aplicar o que aprenderam em sala de aula e nos estágios. “A gente vive essa realidade de atender as pessoas no estágio, mas vir aqui e ver tanta gente é uma satisfação pra nós”, conta Iolanda.

Um dos atendidos pelas meninas foi o operador de maquinário, Vilmar Costa Lemos, 44. Ele deu uma escapada do serviço na hora do almoço para conferir se estava tudo bem e descobriu com os acadêmicos de Nutrição que seu peso estava dentro do recomendado. “Acho importante a gente cuidar da saúde, saber dessas coisas, por isso vim aqui hoje”, ele conta. Vilmar confessou que, apesar de estar saudável, não se alimenta da melhor maneira e foi embora com a promessa de passar no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN para providenciar um acompanhamento nutricional.

Mas não foram só os adultos que aproveitaram a ação. Na verdade, segundo a professora de Nutrição, Andrea Chama, muitas vezes as crianças são as que mais movimentam o evento e com elas é preciso ter uma abordagem especial. “Os alunos aprendem a fazer atividades lúdicas para interagir melhor com as crianças. Nós focamos nisso porque são eles os futuros adultos que tem que ter uma alimentação saudável”, explica.

Os atendimentos aconteceram até as 16h e, além da avaliação nutricional, quem passou pelo Sesc também pode colocar as vacinas em dia, fazer teste de glicose, aprender sobre higienização bucal e se divertir com atividades lúdicas como pebolim e tênis de mesa.