Núcleo de Nutrição procura voluntários para participarem de projeto

“Em Busca do Peso Saudável” objetiva a mudança de hábitos em obesos

Participantes passarão por avaliação nutricional

O número de pessoas com obesidade no Brasil vem crescendo. É o que mostra a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pensando nisso, o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN vai realizar, a partir do mês de agosto, o Projeto de Extensão “Em Busca do Peso Saudável”.

Nos anos de 1974-1985, 2,8% da população adulta (maior de 20 anos) do sexo masculino se encontrava em obesidade e nos anos de 2008-2009 este número cresceu para 12,4%, enquanto que no sexo feminino passou de 8% em 1974-1985 para 16,9% no ano de 2008-2009.

A doença é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura. Conforme a coordenadora do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, Bruna Cavalcante, “a obesidade é uma doença crônica em que o corpo recebe uma quantidade maior de energia do que gasta (balanço energético positivo), o que leva ao aumento do peso corporal”.

A nutricionista explica que a obesidade apresenta causas complexas sem cura, mas que pode ser controlada com tratamento. “O projeto buscará trazer conhecimento e hábitos saudáveis para indivíduos que se apresentam em estado de obesidade, a fim de melhorar o estado nutricional. Contaremos com a participação o curso de Educação Física que irá desenvolver atividades físicas com os participantes”, menciona.

“Em Busca do Peso Saudável” será realizado por meio de reuniões quinzenais com orientações e dicas sobre alimentação saudável e também contará com encontros diários para caminhada. “Os objetivos são promover a melhora do estado nutricional da população envolvida, adequar hábitos alimentares errados, evitar e controlar Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e, ainda, estimular a prática de atividade física”, afirma Bruna Cavalcante.

Os interessados devem ter mais de 20 anos, apresentar obesidade e poderão se inscrever pessoalmente até dia 11 de agosto de 2014. As inscrições são feitas no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, que fica na Rua Antônio Emilio de Figueiredo, 1.755 – Centro. Outras informações podem ser obtidas nos telefones: 3411-4214 e 3411-4208.