Crossfit é alternativa para quem gosta de exercícios desafiadores

Crossfit pode ser praticado por pessoas de qualquer idade ou condicionamento físico

Já se exercita há tempos e está em busca de novidades? Ou quer começar agora, mas busca resultados rápidos? Seja qual for sua resposta, talvez o crossfit seja pra você. A modalidade é recente, foi criada em 2007, nos Estados Unidos, mas já chegou às terras tupiniquins. E com uma mistura de diferentes exercícios, está conquistando cada vez mais adeptos.

No Mato Grosso do Sul apenas dois cursos são regulamentados. O único deles presente em Dourados é comandado pelo egresso da UNIGRAN, Fabiano Del Pino. Formado em Educação Física em 2003, ele se especializou em fisiologia do exercício, musculação terapêutica e tem o curso level 1 de crossfit, que o habilita a ministrar as aulas.

Depois de atuar como personal trainer, Fabiano montou sua própria academia e, há três meses, trabalha com o crossfit. Segundo ele, o treino conquista pelas mudanças rápidas. “A primeira coisa é a evolução muito rápida, por trabalhar com exercícios compostos e funcionais, então a gente observa a melhora do condicionamento, da coordenação, motora, agilidade, força, em um pequeno espaço de tempo”, conta.

E são mesmo muitos exercícios diferentes. O instrutor conta que o crossfit “é baseado em movimentos de ginástica, de levantamentos de peso e exercícios metabólicos, ou aeróbicos, então a cada sessão de treino a gente busca utilizar esses fundamentos, para que a aula seja completa”.

O resultado é visível em vários aspectos da vida do praticante, como a melhora da força, da flexibilidade e da resistência cardiovascular, além de contribuir também para a velocidade, agilidade e precisão de quem encara o desafio. E não precisa muito para se juntar a modalidade.

“Qualquer pessoa que queira fazer atividade física, independente da idade ou da atual condição física, pode”, explica Fabiano. “As turmas são montadas de acordo com a faixa etária. Para crianças, exercícios mais lúdicos, de coordenação, que atraem para o prazer da atividade física”.

Para o profissional, esse prazer em se exercitar é fundamental. “O crossfit é um desafio constante, então as pessoas chegam sem saber o que é o treino e se sentem desafiadas sempre. A sensação de você conseguir completar o treino, de ver sua melhora, é muito prazerosa”, comenta.

Como toda atividade física, o crossfit também deve ser feito com o acompanhamento de um profissional. “É importante ter um profissional certificado para poder elaborar o melhor treinamento”, alerta Fabiano.

Para começar, só é preciso a vontade. O mínimo de aulas recomendado é duas vezes por semana, mas dependendo do objetivo do praticante, o ritmo pode ser mais intenso. As aulas custam, em média, R$ 200,00 mensais. Através dos telefones (67) 9297-7288 ou (67) 3032-7288 é possível conseguir mais informações, ou direto na academia de Fabiano, na Rua Cornélia Cersózimo de Souza, 1645.