UNIGRAN realiza curso de Formação Continuada para professores

Professores da UNIGRAN se reuniriam para Curso de Formação Continuada

Como incentivo à qualidade de ensino, a UNIGRAN realizou mias um curso de Formação Continuada para Professores neste início do 2º semestre letivo. Por meio da palestra sob o tema "Reflexões sobre a sala de aula universitária", minicurso “Relação transferencial e contratransferencial no contexto da relação professor/aluno” e oficina de Elaboração de Provas, o corpo docente da Instituição teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimento.

A formação continuada é realizada todo início de semestre letivo. A Pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Maria Alice Mello Fernandes, explica que “nesse 2º semestre de 2014 nós procuramos trazer profissionais que têm grande conhecimento pedagógico, que tem sido uma busca de muitos professores, de como trabalhar atualmente em sala de aula”.

Conforme a Pró-reitora, a UNIGRAN tem procurado sistematicamente a qualidade de ensino. “Temos certeza que teremos resultados benéficos para nosso acadêmico. Por ser um momento de reflexão e também ter a indicação de autores de livros, de filmes, de outras atividades que poderiam ser usadas pelo professor para transformar o seu conhecimento, buscando uma metodologia um pouco mais diversificada. O nosso professor poderá chamar atenção desse aluno e automaticamente contribuir para o processo de aprendizagem”, garante Maria Alice.

Na palestra “Reflexões sobre a sala de aula universitária”, a pedagoga Iuderce Michelan de Almeida ressaltou que o professor deve fazer constantemente uma reflexão em cima do cotidiano dentro da sala de aula. “É importante buscar sempre coisas diferentes, textos novos, investigando, pesquisando e mostrando isso para o aluno, para que o acadêmico também pegue gosto pela investigação, pela pesquisa, pelo aprender”, menciona.

A formação pedagógica foi destacada pela professora Iuderce. “A parte pedagógica da aula é imprescindível, de como tratar o aluno, o formato que vai dar para a aula, forma como vai usar metodologia, buscar o método melhor”, considera.

A proposta de ter o olhar pedagógico é, segundo a pedagoga, conseguir visualizar coisas diferentes que a Pedagogia mostra para o professor universitário. “Há um olhar diferenciado, não fica o conteúdo pelo conteúdo, aula expositiva, onde o professor fala e o aluno ouve, o professor sabe e o aluno não sabe, o professor fala e o aluno copia. Com essa formação pedagógica, o docente consegue sair disso”, declara.