Agronomia revitaliza horta de escola dando continuidade à ação social

Hortaliças produzidas foram usadas na merenda escolar e distribuídas na comunidade

Acadêmicos e professores de Agronomia da UNIGRAN deram continuidade a ações realizadas no Dia da Responsabilidade Social, realizado na Escola Municipal Íria Lúcia Wilhelm Kozen, no final do ano passado. A horta desenvolvida em setembro foi revitalizada e os produtos beneficiam a escola, contribuindo com a merenda, e também a comunidade, que ganha o excedente da produção.

O curso de Agronomia alia teoria e prática. De acordo com a coordenadora, Mariana Zampar Toledo, a inserção dessas atividades extraclasses é essencial para a formação do acadêmico. Assim, durante o evento de Responsabilidade Social do ano passado foi feita a horta na Escola Íria Lúcia, que produziu hortaliças até o início desde ano. Já em maio, os alunos fizeram a revitalização da mesma.

Além disso, a professora Mariana garante que os estudantes aplicam os conhecimentos na área e aprendem a importância desses conhecimentos para a sociedade. “Os alunos precisam ter a ideia de que o conhecimento deles não é restrito para que eles consigam um bom emprego ou realização pessoal, mas eles precisam retornar para a comunidade de alguma forma o aprendizado que eles têm aqui dentro”, declara.

O professor da Escola, situada do Parque do Lago II, Gutenberg Udson Ferreira Vasconscelos, diz que a parceria garante um bom resultado, uma vez que é meta do Governo Federal que as instituições de ensino participem de projetos como esse. “A ideia da horta escolar é além de proporcionar produtos de qualidade e saudáveis para a própria merenda, a de que o aluno também aprenda a produzir e levar a ideia para dentro da comunidade, fazendo a horta em casa”, ressalta o professor, que é coordenador do Projeto Mais Educação.