UNIGRAN finaliza montagem dos laboratórios de Engenharia Civil

Pórtico com capacidade de até 100 toneladas é o único da região Centro-Oeste

A UNIGRAN finaliza a execução e montagem dos laboratórios de Engenharia Civil no final deste semestre. Construído na Área Experimental da Instituição, a estrutura conta com laboratórios de concreto, estrada, solos, hidráulica, asfalto e fundações, além de espaço organizado para protótipo de canteiro de obras. A partir de agosto os acadêmicos já terão aulas práticas e laboratoriais nos espaços.

De acordo com o coordenador de Engenharia Civil, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, os laboratórios são fundamentais para todas as disciplinas específicas do curso e possuem equipamentos de última geração, que além de contribuírem com a formação do acadêmico, também podem ser usados, para testes, por empresas de todos os tipos de materiais de construção, dentro das normas técnicas da engenharia.

“Dentre os equipamentos instalados, temos o pórtico para cem toneladas, o único das universidades do Centro-Oeste, por exemplo”, declara o Engenheiro. O pórtico é utilizado para testar a resistência de diversos tipos de materiais, contribuindo com o andamento da obra, uma vez que há redução de custos de mão de obra e materiais com a utilização do produto correto.

A Área Experimental também foi equipada com um protótipo de canteiro de obras, que será utilizado para que os acadêmicos desenvolvam um layout de canteiro de obras, por exemplo. “Os estudantes terão oportunidade de ver que tudo é ciência, desde a colocação exata de cada item da construção em um ambiente, para otimizar o tempo de trabalho de obra”, ressalta Luiz Henrique.

O coordenador aponta, ainda, que os laboratórios oferecem uma parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem da Engenharia Civil, uma vez que o acadêmico poderá “desenvolver a teoria e a prática ainda na faculdade”. Os laboratórios da UNIGRAN ficam na Área Experimental da Instituição, situada na MS 162, a cerca de 5km da cidade.