Professora da UNIGRAN conclui doutorado

Temática da pesquisa retrata os efeitos dos exercícios físicos na doença renal

Juliana Cury é professora dos cursos da área da Saúde

A professora Juliana Loprete Cury, da UNIGRAN, finalizou seu doutorado no último mês. Com pesquisa sobre o efeito do exercício físico na doença renal crônica, a docente realizou parte das pesquisas na Instituição, em um trabalho que envolveu os cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária. Como resultado, ela constatou que o exercício físico, aeróbico ou resistido, não interfere na função dos rins.

A pesquisa de doutorado realizou experimento com modelo animal, utilizando coelhos. O Hospital Veterinário e os acadêmicos da disciplina de cirurgia, de Medicina Veterinária, realizaram o procedimento de indução da doença renal crônica em 28 coelhos, além do acompanhamento de saúde dos animais. O Laboratório de Análises Clínicas, vinculado ao curso de Biomedicina, fez desde coletas a análises do material sanguíneo.

Já os acadêmicos de Fisioterapia contribuíram na execução do experimento. “Fizemos um modelo de rampa para exercício resistido, que seria um exercício de fortalecimento de membro inferior, e fizemos uma caixa que usamos de esteira para os coelhos fazerem exercícios aeróbicos também, então eram duas modalidades de exercícios”, aponta a professora Juliana Cury.

A docente declara que a participação dos acadêmicos nesse tipo de pesquisa é importante, uma vez que em um experimento o pesquisador consegue controlar todas as etapas e procedimentos. “É essencial na formação deles esse conhecimento de pesquisa laboratorial”, acrescenta.

Especificamente sobre sua pesquisa, Juliana Cury afirma que o exercício físico não piora a função renal. “Fazer o exercício não é prejudicial para o paciente renal. A gente poderia fazer esse paralelo, então o profissional tem uma segurança”. Isso porque os coelhos induzidos à doença renal crônica que passaram pela rotina de exercícios não tiverem interferência na função dos rins.

O doutorado da professora foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ela contou com o apoio institucional da UNIGRAN. “Sou professora da área de saúde e uma das coisas que a Instituição a tem colocado é que a gente busque a formação, como incentivo. Eu posso falar isso desde 2003, porque tive o incentivo para o mestrado que fiz aqui, que era interinstitucional, e depois foi pro doutorado”, complementa.