Acadêmicos de Engenharia Civil são selecionados para o Ciência Sem Fronteiras

Priscila e José Vitor acompanhados pela Reitora Rosa e coordenador Luiz

Priscila Rodrigues Silva e José Vitor Borges de Assis, acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, vão viajar para os Estados Unidos nos próximos meses. Isso porque eles foram selecionados no Programa Ciência Sem Fronteiras. O projeto oferece bolsas de graduação, mestrado e doutorado para brasileiros estudarem no exterior, em pelo menos 30 países.

Estudante do 7º semestre, Priscila vai para a Universidade de Wisconsin, em Milwaukee. Ela conta que sempre quis conhecer outros países e o Programa foi a oportunidade que esperava. “Unir tanto estudo, como também conhecer novas culturas, um outro ambiente, novas pessoas e eu juntei o útil ao agradável. Sempre foi um sonho desde criança e o Programa foi a chave para realizar isso”, descreve.

Já o acadêmico José Vitor, do 5º semestre, ainda não sabe para qual universidade será selecionado. O aluno de Engenharia quis aderir ao programa para ampliar seus conhecimentos para a vida profissional. “Minha ideia principal é ampliar meu conhecimento na área de engenharia, no mercado de trabalho e também compartilhar esse conhecimento ampliado com a universidade a qual estudo”, disse.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio. Para a reitora da Instituição, Rosa Maria D’Amato De Déa, é uma satisfação ter os alunos selecionados no Programa. “É um reconhecimento de que a UNIGRAN vem aplicando. Isso é de ter excelentes professores, buscar com que os estudantes sejam interessados cada vez mais, que realmente tenham gana de conhecimento, agora com outra visão de mundo. Então, eles vão servir de exemplos para nossos outros alunos”, considera.

Os alunos de graduação e pós-graduação mantêm contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. O coordenador de Engenharia Civil da UNIGRAN, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, afirma que “isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo um projeto de desenvolvimento do curso de Engenharia de uma maneira que o estudante esteja realmente preparado para o mercado de trabalho”.

Os dois estudantes contemplados com a bolsa são monitores. O professor dos acadêmicos, Rubens Di Dio, fala que “ser professor é esperar que as pessoas as quais você ministra as suas aulas e repassa seu conhecimento fiquem melhor do que você. É a essência da nossa profissão de professor: fazer com que pessoas sejam melhores. E vemos neles que isso está sendo trilhado, pois vão conhecer outros horizontes, ver outro tipo de cultura e trazer as coisas boas para nós. A essência da Engenharia Civil na UNIGRAN é que temos que prezar pela qualidade. Eles não tiram nota 10, eles são pessoas 10”, ressalta.

Para os acadêmicos que tiverem interesse em se inscrever no Programa Ciência Sem Fronteiras, mais informações podem ser obtidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.