I Encontro sobre Saúde Mental será realizado hoje na UNIGRAN

Evento acontece às 19h no anfiteatro do bloco 10 da UNIGRAN

Como forma de prevenir, proteger e promover a saúde mental, o curso de Psicologia da UNIGRAN realiza hoje, dia 27, a partir das 19h, o I Encontro sobre Saúde Mental. O evento será voltado para acadêmicos e profissionais da área de saúde, da assistência social, da educação e da área jurídica.

De acordo com a organizadora do Encontro e professora de Psicologia da UNIGRAN, Janaina Mendonça Souto, o objetivo do evento é discutir a saúde mental na cidade de Dourados, a partir da Reforma Psiquiátrica Brasileira e Luta Antimanicomial. “Buscamos, sempre, a promoção da saúde mental, ou seja, as pessoas trabalharem os transtornos mentais como o estresse, ansiedade, insônia, depressão, dependência química, com a Síndrome de Burnout e muitos outros males comuns nos dias atuais”, cita.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalha com o tema saúde mental como o pleno funcionamento cognitivo e emocional do individuo. “Com o evento, pretendemos sensibilizar os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Pedagogia e também do Direito, para trabalhar com essas questões de saúde mental”, esclarece a professora.

Janaina Souto afirma que a promoção da saúde só existe se apresentar a promoção da cidadania. “Iremos abordar a Lei nº 10.216 de 2001, que é a lei da luta antimanicomial, na qual decretou a interdição dos manicômios no Brasil. Vamos falar ainda das alternativas do tratamento, que é envolver não o hospital como um local enclausurado, mas envolver em um ambiente comunitário, onde o indivíduo tenha contato com a família, possa trabalhar, se tornar produtivo, ter objetivo de vida e isso é promoção de saúde”, considera.

O I Encontro sobre Saúde Mental contará com depoimentos de ex-dependentes químicos, ex-presidiários e, ainda, apresentação com o grupo musical de pessoas em tratamento em dependência química da Fazenda da Esperança de Rio Brilhante. A inscrição pode ser feita na coordenação de Psicologia ou no local do evento, que será no anfiteatro do bloco 10. Haverá certificação de 4 horas.