Pedagogia discute mercado de trabalho nos espaços não escolares

Acadêmicos e profissionais da Pedagogia discutiram a atuação do pedagogo

Neste ano, o curso de Pedagogia da UNIGRAN celebra 25 anos de formação. Para comemorar o Jubileu de Prata, está sendo realizada a XXI Semana Pedagógica e o VI Dia Mundial do Brincar durante esta semana. O tema central do o evento é a “Formação docente: o pedagogo nos espaços escolares e não escolares”, com o objetivo de esclarecer, discutir e dialogar sobre a formação do pedagogo.

“Comemorar os 25 anos é uma grande honra, sendo egressa do curso e estando na coordenação atualmente”, declara a coordenadora do curso, Elizabete Velter Borges. A temática da semana vem ao encontro dessa comemoração. “Verificamos que muitas pessoas têm dificuldade de saber onde o pedagogo pode atuar, parece que só visualizam o pedagogo como professores dentro da sala de aula ou da educação infantil. A formação do pedagogo hoje está muito ampla, generalista”, esclarece.

A palestra de abertura “Formação do pedagogo nos espaços escolares e não escolares” foi ministrada pelo professor Umberto de Andrade Pinto. “O pedagogo é um profissional que atua por excelência na área de educação, não somente nas instituições escolares, mas também em outras instituições também que têm o trabalho educativo”, afirma.

O palestrante destaca que é importante aprofundar o debate de “ser educador profissional para atuar em outros espaços não escolares, que é um campo em construção. Entretanto, vemos uma demanda cada vez maior e crescente em áreas que têm proximidade com o campo da educação escolar que é o caso da pedagogia hospitalar”.

A demanda da atuação do pedagogo em atividade educativa em instituições hospitalares vem na perspectiva de trabalhar junto com uma equipe multidisciplinar, “para amenizar a situação de crianças, jovens e até adultos que estão passando por uma situação de internação, como já tem o programa ‘Doutores da Alegria’. Pensamos no pedagogo que possa fazer atividades que tenham importante parâmetro educativo”, como explica Umberto de Andrade Pinto.

Além disso, outra área é a do setor penitenciário. “Há é uma demanda muito grande por pedagogos à medida que temos, no Brasil, um sistema prisional que prevê educação para quem está nesta situação. Temos ainda um trabalho especifico para atuar na área empresarial, na área industrial, no campo de recursos humanos para trabalhar com cursos e treinamento dos funcionários da empresa”, enfatiza.

Dia do Brincar

A comemoração do VI Dia Mundial do Brincar será realizada no sábado, dia 31, das 14h às 16h, na Praça Cinquentenário. Haverá diversas atividades recreativas para as crianças.