Palestra aborda futuro da mecanização agrícola na UNIGRAN

Com os sistemas integrados, máquinas agrícolas poderão ser controladas direto do escritório

Acadêmicos de Produção Agrícola e Agronomia assistem palestra sobre geoprocessamento na agricultura

As novas ferramentas tecnológicas utilizadas na agricultura são uma arma poderosa para o produtor conhecer a realidade e as possibilidades para uma melhor produção. O enfoque da vez é a análise de dados das máquinas agrícolas. Para abordar o assunto na UNIGRAN, a coordenação do curso de Tecnologia em Produção Agrícola organizou uma palestra para acadêmicos sobre geoprocessamento na agricultura.

O coordenador do curso, Antônio Luiz Viegas Neto, explica que o objetivo da palestra é o de “aproximar os alunos de Produção Agrícola e Agronomia do mercado de trabalho, com a realidade do que acontece no mercado com os produtores e com a realidade atual da agricultura. Pensando nisso, convidamos um profissional que atua no geoprocessamento e agricultura de precisão para mostrar como está o mercado atual da área”.

Sob o tema “Futuro da Mecanização Agrícola – mais perto do que imaginamos”, o palestrante Raul Campos, engenheiro agrônomo da Comid Máquinas, falou sobre sistemas integrados. “Pegamos todas as tecnologias de agricultura de precisão que temos hoje: antena GPS, georreferenciamento, computador de bordo, transmissão de dados via vários sistemas computadorizados e colocamos tudo dentro de um mesmo pacote, no qual faríamos o gerenciamento das máquinas que estão no campo diretamente do escritório”, esclarece.

O engenheiro agrônomo comenta que hoje os tratores têm computador, controladores, cabines confortáveis, entre outras tecnologias. “Agora o novo trabalho vai ser trazer as máquinas para dentro do escritório, ou seja, poderemos controlar as máquinas do escritório, como tarefas no georreferenciamento, na logística das máquinas, no controle das operações e até em serviços agronômicos”, enumera.

Com a nova tecnologia, será possível aplicar referências agronômicas ao campo diretamente do escritório. “Nós estamos em fase de implantação dessa metodologia. Hoje nós temos várias tecnologias, vamos integrá-las e controlar os computadores do escritório será um grande benefício. Com essa nova tecnologia poderemos prever que um trator vai quebrar, por exemplo”, ressalta Raul Campos.

Para o especialista, o desenvolvimento do agronegócio no Mato Grosso do Sul se destaca pelo crescimento de todas as culturas: soja, milho, cana de açúcar, eucalipto, entre outas. “Dourados e região têm crescido muito, vemos o desenvolvimento dos produtores rurais. Nós estamos prontos para atender esses novos produtores e nos preparando para trabalhar com essa nova tecnologia e metodologia”, enfatiza.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC