UNIGRAN discute o contexto atual da Odontologia em evento

Aula Magna foi proferida pelos Presidentes do Conselho Federal e Regional da classe

Palestras abordaram o mercado de trabalho, perfil do profissional e algumas especialidades

O curso de Odontologia da UNIGRAN realizou, ontem, a Aula Magna 2014. A palestra “A Odontologia no contexto atual” foi proferida pelos Presidentes do Conselho Federal e Regional de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues e Francisco Carlos Grilo, respectivamente. Acadêmicos e profissionais participaram do evento que discutiu o mercado de trabalho e o desenvolvimento da profissão de cirurgião dentista no Brasil.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, a profissão evoluiu muito nos últimos anos no Brasil e hoje é uma das melhores do mundo, tanto na parte técnica, quanto na científica, e que o objetivo da sua fala é mostrar essa realidade. “Falamos sobre o dia a dia da Odontologia, o que diz respeito ao que eles vão enfrentar no mercado”, pontua.

Ailton Rodrigues falou também que a aproximação dos acadêmicos com os Conselhos é importante, já que a entidade é um elo fundamental entre o cirurgião dentista e a sociedade. “São os conselhos profissionais que regulamentam a profissão, protegem a sociedade. Todos precisam, de alguma forma, do Conselho e, em vista disso, é muito importante que o Conselho já na graduação se faça presente, até para que todos possam saber qual o papel dele”, afirma.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Francisco Carlos Grilo, vai ao encontro dessa perspectiva e reforça que a odontologia tem avançado muito em todos os cantos do Brasil, se tornando uma profissão com uma clareza muito grande no mercado de trabalho. Isso faz com que a relação entre faculdades e entidades de classes se torne fundamental.

Ele ressalta que “o intercambio entre as entidades, o mercado de trabalho e os acadêmicos, serve para que a gente possa ter a bússola e a direção correta para tomarmos na nossa carreira”. Além disso, o cirurgião dentista falou sobre a importância do curso na região, enaltecendo a formação oferecida pela Instituição.

Francisco Carlos Grilos menciona também que a UNIGRAN “tem um corpo docente de excelente nível, uma estrutura física que não deixa a desejar a nenhuma universidade do Brasil e está localizada em uma região extremamente estratégica para atender uma demanda enorme. E ela tem correspondido toda a expectativa de nós, dirigentes classistas, uma vez que os profissionais que aqui se formam têm nos mostrado, no mercado de trabalho, excelente qualidade”.

A coordenadora do curso de Odontologia, Camila Estarópoli Ramos Zeuli, aponta que a Aula Magna tem o objetivo de integrar a faculdade com as entidades, principalmente com os Conselhos Federal e Regional de Odontologia. “A interação nos fortalece, já que o curso de Odontologia da UNIGRAN se preocupa constantemente com o ensino-aprendizagem”, finaliza.