Estudantes e profissionais de Administração discutem “Inovação e Empreendedorismo” em evento

O Ciclo de Palestras foi realizado no anfiteatro da UNIGRAN

Como forma de aproximar acadêmicos de Administração, administradores e mostrar as oportunidades de negócio, foi realizado na UNIGRAN o Ciclo de Palestras de Administração – CIPAD, através do Conselho Regional de Administração – CRA/MS. Durante o evento, os estudantes puderam conhecer de perto o que é e a atuação do CRA/MS.

Esta é a terceira vez que o evento acontece na Instituição. A proposta é unir os administradores e estudantes para tornar a profissão cada vez mais forte. O presidente do Conselho, Harduin Reichel, afirma que “Administração é a graduação que tem o maior número de alunos estudando hoje no país. Isso pelo tamanho e pela importância que tem o administrador. Não existe hoje nada nas empresas ou na sociedade que funcione sem uma administração”.

Sob o tema “Inovação e Empreendedorismo”, o Ciclo de Palestras contou com a presença de um jovem empreendedor que criou um aplicativo que incentiva e gerencia a doação de sangue através de celulares e mídias sociais, e foi o grande vencedor na FIESP de São Paulo. No evento teve também a participação da Secretaria de Estado da Juventude de MS, abordando sobre a importância dos jovens empreender e o que devem fazer para ter sucesso. E ainda, a palestra com o administrador Cesar Camilo Maximiano da Mota Cotrim.

Camilo Cotrim deu enfoque sobre a ideia de que dá para ser administrador mesmo sendo dono de empresa. “A maior parte das pessoas que se forma, acha que tem que ser empregado de outros, é lógico, a nossa profissão alguém pensa em nos contratar, mas nós também podemos contratar. Temos também que trabalhar para empreender dentro das empresas. As empresas precisam ter resultados e a nossa profissão tem que ter esse tipo de entrega”, garante.

Falando de inovação, o administrador avalia que, “quando nós vivemos em um ambiente de alta competição, se não inovar, a empresa fica para trás e perde seu espaço por falta de reciclagem de novas tecnologias, novas ideias, novos processos, novos produtos, novos canais”.

Cotrim acredita que é necessário “trabalhar em todos os aspectos para poder fazer a empresa evoluir, as empresas têm em si um ambiente dinâmico de crescimento e nós, como administradores, conduzimos o grupo de pessoas que estão por trás desse desenvolvimento, nós estamos na cabeça e, se a cabeça não pensa, o corpo padece, então nós temos que agir”.

O coordenador do curso de Administração da UNIGRAN, Valdir da Costa Pereira, fala que “foi um momento de apresentar o Conselho para os futuros administradores, e ainda pensar na qualidade na profissão, proporcionar aos acadêmicos um momento de aprendizagem e para os profissionais já formados um momento de aperfeiçoamento, agregar valor à formação”.