UNIGRAN sedia evento de formação de professores contra o racismo

Representantes de escolas rurais e indígenas se reuniram na campanha “Por uma Infância sem Racismo”

A discriminação racial continua no cotidiano das crianças brasileiras e se reflete nos números da desigualdade. Recentemente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef - lançou a Campanha Nacional “Por uma Infância sem Racismo”, na qual faz um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência. A UNIGRAN é parceira do projeto em Dourados e sediou a formação dos representantes de escolas indígenas e da área rural.

Foram convidadas para participar do encontro as escolas indígenas Pa’i Chiquito e Guateca e, ainda, a Escola Municipal Perequete e Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, do distrito de Itahum. A assessora de projeto do Unicef, Maria Rehder, comenta que é “promover uma sensibilização e mobilização em torno das diferentes esferas da sociedade do poder publico e organizações não governamentais para trabalhar o tema”.

A coordenadora do evento em Dourados explica que a formação com as escolas trabalha a questão pedagógica da campanha. “Nós viemos com a metodologia da ONG Ação Educativa, trazendo as temáticas para educadores, alunos e comunidade escolar. É um momento em que precisamos pensar como trabalhar as temáticas por uma infância sem racismo na escola de acordo com a realizada local”, esclarece Maria Rehder.

A Ação Educativa é uma Organização Não Governamental que completa 20 anos em 2014 e atua em três frentes: direitos educativos, culturais e da juventude. Jaqueline Lima Santos é representante da ONG no projeto e menciona que “o trabalho é uma proposta metodológica na participação da comunidade escolar para construção de uma ideia de qualidade que, de fato, garanta o direito a educação de todos e todas”.

Segundo Jaqueline, a Ação Educativa acredita que “o conceito de qualidade e educação tem que ser construído por todos e todas que acompanham a comunidade escolar e tem que considerar também a questão da desigualdade e das diferenças, porque não existe qualidade da educação com desigualdades. Neste evento, apresentamos essa metodologia que incita a participação da comunidade escolar para as comunidades rurais e indígenas”.

Durante o evento, os grupos trabalharam com os indicadores da qualidade na educação, relações sociais e problematização da realidade atual do ambiente escolar ou no entorno da escola, com o objetivo de superar os problemas identificados e planejar os próximos passos para que educadores e alunos deem continuidade ao debate nas escolas.