Palestra ressalta a importância da Engenharia Militar para acadêmicos

História e atribuições da Engenharia Militar foram destaque na palestra

Na última semana foi comemorado o Dia da Engenharia Militar. E, como em todos os anos, o curso de Engenharia Civil da UNIGRAN convidou representantes do Exército para ministrar uma palestra sobre o assunto. Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra, Rubens Di Dio, a engenharia militar é precursora da engenharia civil.

O professor afirma que os acadêmicos sul-mato-grossenses precisam estar muito ligados com a história. “A engenharia militar tem um patrono que era um combatente da Guerra do Paraguai, que é o Villagran Cabrita, que era advindo do Mato Grosso do Sul. Então, o nosso aluno e o nosso futuro engenheiro, tem que saber as raízes de tudo. E essa raiz é muito forte aqui no estado, principalmente porque aqui existem batalhões do exército de engenharia tanto de combate quanto de construção que estão sediados em Jardim”, esclarece.

Rubens Di Dio menciona que o engenheiro no Exército tem atribuições para construção de portos, estradas, aeroportos, barragens, ferrovias, pontes, entre outras. “Enquanto nós tivermos o curso de Engenharia Civil, a Engenharia Militar deve sempre estar presente conosco, porque eles são os nossos patronos”, considera.

Para a acadêmica Bruna Rigotti de Avila, a palestra foi importante, porque precisam conhecer a história de como surgiu a Engenharia. “Eu não sabia tanto da importância dos militares no caso na engenharia. Foi muito boa a palestra por esse aspecto. E um ponto importante é que o engenheiro formado pode servir o exército prestando concursos. Tem campo para servir em pavimentação de estradas, por exemplo”, ressalta.