UNIGRAN faz nivelamento de Língua Portuguesa para calouros

Acadêmicos do primeiro semestre participam de aulas de Língua Portuguesa em projeto

Como forma de contribuir com os alunos ingressantes, a UNIGRAN realiza há três anos o projeto de nivelamento de Língua Portuguesa. A ação tem por objetivo melhorar o processo de aprendizagem dos novos acadêmicos e ainda, conscientizá-los sobre a importância do cuidado com as questões de conhecimentos linguísticos e textuais em atividades cotidianas nas disciplinas da graduação.

A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Maria Alice Melo Fernandes, responsável pelo projeto, considera que o nivelamento proporciona ao aluno condições para melhorar as habilidades e competências, tanto na escrita, quanto na oralidade, em relação a Língua Portuguesa. “Para selecionar os alunos que devem participar, nós aplicamos uma avaliação de interpretação de texto e produção textual em todos os primeiros semestres de todos os cursos da Instituição”, esclarece.

O programa já parte do regimento interno da UNIGRAN. “Para o aluno que é convocado a participar do nivelamento, a presença é obrigatória, isso porque as avaliações do nivelamento estão atreladas, ligadas a disciplina de Língua Portuguesa ou de Linguagem e Argumentação que ele tem no primeiro semestre da graduação”, explica Maria Alice.

A professora garante que “o próprio aluno se manifesta dizendo muitas vezes que conseguiu ter um avanço, entender e aprender muitas coisas que antes ele tinha dificuldade. Nós temos, inclusive, várias avaliações que comprovam este progresso dos estudantes”.

A acadêmica L. M. S., do curso de Direito, reconhece a importância do nivelamento. Em avaliação do projeto, ela declara que mesmo que as primeiras reações são negativas, “as aulas são tão bem elaboradas, nós somos recebidos com uma dedicação tão grande pelos profissionais da Instituição, que se torna gostoso frequentar essas aulas”.

Para a estudante, “se descobre que tudo que está sendo feito é para o seu bem, para melhorar, olhar para os pontos falhos, ler mais, ser mais crítico e prestar mais atenção. O nivelamento não vai por si só transformar o aluno se o mesmo não se esforçar, porém, ele é um guia de como melhorar, de como ler e interpretar, é importante para a sociedade”, ressalta.