UNIGRAN recebe ministro do TST para obter honraria e ministrar palestra

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos, recebeu o título de cidadão douradense

Palestra do ministro, proferida após homenagem, abordou Dano Moral no Direito do Trabalho

A UNIGRAN sediou a concessão do Título de Cidadão Douradense ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos, honraria proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PSP) e aprovada na Câmara Municipal de Dourados. No segundo momento, o ministro proferiu a palestra “Noções de Dano Moral no Direito do Trabalho”. O evento contou com a presença do presidente de honra da UNIGRAN e Prefeito de Dourados, Murilo Zauith, além de vereadores e demais autoridades.

Guilherme Augusto Caputo Bastos já atuou como juiz presidente da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Dourados, em 1991 e como juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT), em 1992. “Tudo que mexe um pouco com o coração é difícil de traduzirmos em palavras. Quando cheguei a Dourados já senti aquela emoção, porque tem mais de 20 anos que eu não venho aqui. Eu já vi uma cidade que está diferente, bastante grande, mas aos poucos fui me lembrando de algumas coisas. Isso mexe um pouco com o emocional. É uma emoção muito grande, se eu for tentar traduzir em palavras, eu diria que estou muito feliz”, é o que conta o ministro ao receber a homenagem.

Após a entrega da honraria pelos vereadores, Guilherme Bastos proferiu palestra que discutiu o dano moral no Direito do Trabalho. “Dano moral é um tema que eu tenho trabalhado muito. O objetivo com essas participações em universidades é, pelo menos, despertar nos alunos o interesse pelo estudo do direito e trazer algumas informações acerca dessa questão bastante preocupante. Este é um direito importantíssimo, o do trabalhador e que às vezes é mal usado. Mas que, quando bem utilizado, ele vem efetivamente para que a honra, a privacidade e a intimidade da pessoa sejam preservadas”, garante.

O Diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Renato de Aguiar Lima Pereira, considera uma satisfação receber o ministro na Instituição. “Ao mesmo tempo em que nós recebemos o ministro Caputo Bastos que agora tem esse Título, nós também temos a honra de proporcionar aos alunos essa palestra sobre o dano moral no Direito do Trabalho. É de extrema relevância para o mundo acadêmico e para nós”, afirma.