Psicólogos e acadêmicos discutem ética profissional durante evento na UNIGRAN

A palestra foi ministrada por conselheira do Conselho Regional de Psicologia

Representante do Conselho, Jaciane Rodrigues Vieira, falou sobre ética profissional

Com o intuito de discutir o papel e a atuação dos Conselhos Regionais e Federais, acadêmicos e profissionais de Psicologia se reuniram na UNIGRAN para palestra sobre o tema “Sistemas Conselhos e a Integração com o Futuro Profissional”. Durante o evento, psicólogos recém-formados do interior do estado participaram da cerimônia de entrega da carteira profissional.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Rosemeire Souza Martins, esclarece que a proposta do encontro foi fazer com que o aluno que está no último ano comece a compreender alguns aspectos éticos e profissionais do exercício da profissão. “A intenção é que o acadêmico conheça o Conselho, o funcionamento, as atividades e, principalmente, os aspectos éticos”, explica.

Durante a palestra, a conselheira Jaciane Rodrigues Vieira, enfatizou a preocupação que o Conselho tem com a ética envolvendo a atuação do profissional psicólogo, a fragilidade, tanto no meio público, quanto privado. “A forma como o psicólogo está sendo visto pela sociedade tem nos aumentado a responsabilidade, no que se refere a conhecimento, estrutura de leis, regras, direitos e deveres enquanto profissional”, aponta.

Jaciane Vieira menciona que o psicólogo precisa ter cuidado ao elaborar um laudo psicológico. “Nós temos ferramentas para medir o fator psicológico. Não podemos escrever a partir de uma simples observação, temos que usar referencial técnico. Então, percebemos que a psicologia está tomando um vulto grande, a sociedade está solicitando nosso serviço, de contrapartida, nós temos que melhorar cada vez mais o serviço que estamos apresentando, para não perder a credibilidade. Essa consciência que queremos buscar no profissional, não é que ele tem que seguir o que o conselho manda. Cada um tem a sua própria ética, tem o próprio nome profissional”, ressalta.

A palestra foi sucedida pela cerimônia de entrega da carteira profissional. Foram convidados 63 novos profissionais para receber o documento, como parte da proposta do Conselho Regional de descentralizar as ações em Campo Grande, com o Grupo de Trabalho – GT Interiorização.