UNIGRAN recebe evento da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Encontro contou com a participação de profissionais e acadêmicos

A Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), através da regional de Mato Grosso do Sul, realizou, no último sábado, um encontro na UNIGRAN. O evento trouxe cases aos participantes, como o tratamento de lesões de ombro e joelho, e também abordou a importância da filiação dos profissionais da área na Sociedade.

Para o presidente da Sonafe MS, Felipe Abdalla, o encontro foi importante porque trouxe para Dourados um evento de cunho nacional. “Abordamos porque se associar na Sociedade, a parte clínica de tratamento de lesão no ombro, tratamento de lesão no joelho, um trabalho de osteopatia para dores lombares, um trabalho de cadeias musculares e, finalizando, com a atuação do fisioterapeuta na seleção de judô”, falou.

Felipe Abdalla disse também que a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva tem crescido bastante tendo em vista a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. O presidente da Sonafe ainda declarou que a aproximação com os acadêmicos também é fundamental, já que a Sociedade incentiva e apoia os trabalhos científicos e, por este motivo, realiza os encontros dentro das faculdades.

O coordenador do curso de Fisioterapia da UNIGRAN, Renato Silva Nacer, acredita que esses encontros apresentam aos estudantes algumas áreas de atuação do fisioterapeuta, incentivando a especialidade dos mesmos. “Vários campos têm sido promovidos ultimamente por conta dos movimentos associativos. A Sonafe, de Fisioterapia Esportiva, Sobrafir, de Fisioterapia Respiratória, a Abrafit, de Fisioterapia do Trabalho, por exemplo, então tem várias associações promovendo bastante os campos específicos”, garante.

Para se filiar na Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva é preciso que o profissional tenha pelo menos dois anos de formado, comprovação de atuação na área do esporte, além de outros critérios, como análise curricular do interessado e a realização de uma prova embasada no Conselho de Fisioterapia. Mais informações podem ser obtidas no site www.sonafe.org.br.