Acadêmicos fazem conscientização sobre o uso racional da água

A contribuição das hidrelétricas para gerar energia nas cidades também for abordada

Alunos da Escola Reis Veloso durante conscientização sobre uso da água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22, acadêmicos de Biomedicina e Ciências Biológicas da UNIGRAN fizeram diversas atividades sobre a conscientização do uso racional da água para outros estudantes da Instituição e alunos das escolas de Dourados. Os trabalhos foram abordados conforme o tema mundial definido pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Água e Energia”.

As atividades foram realizadas com o intuito de sensibilizar os alunos sobre o uso adequado desse recurso natural e mostrar a contribuição das hidrelétricas para gerar energia nas cidades. A professora dos cursos na UNIGRAN, Perla Loureiro de Almeida Monteiro, considera que são vários benefícios a serem destacados como, por exemplo, “o ciclo de vida da hidroeletricidade produz quantidades muito pequenas de gases do efeito estufa (GHG – ‘greenhouse gases’). Ao emitir menos GHG que usinas movidas a gás, carvão ou petróleo, a hidroeletricidade pode ajudar a retardar o aquecimento global”.

Segundo a bióloga, “embora somente 33% do potencial hidrelétrico disponível tenha sido aproveitado, a hidroeletricidade atualmente evita a emissão de GHG correspondente à queima de 4,4 milhões de barris de petróleo diariamente, em âmbito mundial”. Mesmo assim, Perla alerta que existe uma grande preocupação de como fazer o uso correto da água, “há a necessidade de bons estudos dentro área ambiental, para que possam avaliar os impactos causados pela implantação das usinas hidrelétricas, como forma de preservar ou estratégias de minimizar alguns danos no meio ambiente”.

Jeferson Santos, acadêmico do 3º semestre de Biomedicina, fala sobre a importância deste projeto. “Mostramos que as usinas hidrelétricas estão presentes para gerar energia a toda sociedade, todos precisam da água. Falamos também sobre economizar a utilização. A cada projeto que fazemos, conseguimos aprender um pouco”, menciona.

Nas apresentações, os acadêmicos também levaram fatores de alerta para estudos de impacto ambiental, antes da utilização adequada do uso de água no planeta como forma de melhorar a qualidade de vida da população.