Acadêmicos montam modelo de peças publicitárias para exposição

Dinâmica estimula alunos a usar papel, cola, estilete e pensarem tridimensionalmente

A dinâmica do mock-up foi realizada pelos acadêmicos do 1º semestre de Publicidade

Em atividade da disciplina de Criação Publicitária, os estudantes do 1º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN libertaram a imaginação e mostraram que arte se faz com as mãos e com a mente. A dinâmica é a montagem de um mock-up, que é um modelo em escala, que se destina a demonstrar uma proposta para uma peça ou instalação publicitária. As peças montadas serão expostas e avaliadas pelos alunos dos outros semestres e pelos professores do curso.

Conforme o professor Luís Benedetti, responsável pela disciplina, poucas pessoas conseguem visualizar mentalmente objetos complexos, a computação gráfica em 3D tem custo alto e há necessidade da utilização de um computador ou similar para visualizar o modelo. “Assim, o mock-up torna-se uma opção barata e eficiente de mostrar ao cliente como ficará um projeto complexo. Além de ser interessante para que o cliente ‘veja’ o produto final, também é um argumento de vendas, pois o modelo permanecerá com o cliente”, garante.

O conhecimento aprendido na atividade poderá ser utilizado para o desenvolvimento de stands e materiais de demonstração de produtos. O professor Luís destaca que “a experimentação, a vivência dos benefícios obtidos, o ‘entrar em jogo’ do cliente com as peças apresentadas é fundamental para a aprovação de um projeto e, quando mais encorpado for o orçamento, maior a necessidade de que o cliente se apaixone pelo projeto. O mock-up faz isso: cristaliza uma ideia em um suporte físico, tangível, que o cliente pode girar, olhar por diversos ângulos, tocar e sentir”.
Para o acadêmico Andersom Alexandro Dacoreggio Nunes a dinâmica serviu para mostrar a importância de apresentar para o cliente algo concreto. “O mock-up será algo que o cliente vai olhar, apalpar a ideia. É mais que importante apresentar um trabalho, o cliente vê concretizar uma ideia, expor de uma forma material aquilo que foi concebido na hora de fazer um briefing”, menciona.

O modelo guia o cliente na descoberta das possibilidades do projeto apresentado. A estudante Juliana Jerônimo Ferreira destaca que “a atividade prática é um novo aprendizado e a apresentação é tudo. Então, o cliente vendo a nossa apresentação muito bem feita, pelas nossas mãos, é muito melhor”.

Outros dois aspectos a serem levados em conta, segundo o professor Luis, são: raridade e a proximidade. “Poucas agências possuem esse conhecimento e essa expertise, de forma que a maioria prefere mostrar seus projetos em formato de arquivo. No caso de diversas agências/profissionais de publicidades competirem por uma mesma conta, quem vence? O melhor projeto? Não! Vence o projeto que mais agradar o cliente”, considera.