Psicologia UNIGRAN comemora 15 anos com Jornada Acadêmica e Mostra Científica

A 12ª edição do evento debate “15 anos de Psicologia: Novos desafios e novos rumos

O evento começa hoje e faz parte das comemorações dos 15 anos do curso

Este ano é especial para o curso de Psicologia da UNIGRAN, pois celebra 15 anos de existência. E, como parte das comemorações, realiza a 12ª Jornada Acadêmica de Psicologia e a 2ª Mostra Científica. Sob o tema “15 anos de Psicologia: Novos desafios e novos rumos", o evento acontece nos dias 19 e 20 de março, na Instituição. A abertura será realizada no anfiteatro do bloco 10, às 19h10, de hoje.

A coordenadora do curso, Rosemeire Souza Martins, destaca os avanços e conquistas. “Nos primeiros anos do curso, quando começamos os estágios obrigatórios, realizamos reuniões com empresários e secretarias de Governo para discutir a importância do trabalho do estagiário de Psicologia, bem como o próprio papel do estagiário. Hoje, recebemos demandas em decorrência dos estágios realizados, além da contratação de alunos a partir da realização de seus estágios. E ainda, os municípios e empresas nos solicitam indicações de profissionais psicólogos formados pela UNIGRAN”, afirma.

O curso já está consolidado em Dourados e é referência no estado. A escolha do tema, segundo a coordenadora, partiu da importância de se pensar nas discussões atuais da trajetória política e social da Psicologia no Brasil e no MS. “A Psicologia é também uma ciência política que se preocupa com o bem-estar do sujeito em todos os seus contextos. Com este evento, queremos proporcionar ao acadêmico uma discussão aberta sobre a trajetória histórica da Psicologia, assim como do curso na UNIGRAN e comemorar esse momento importante”, menciona.

A programação conta com as mesas-redondas: “15 anos de Psicologia na UNIGRAN: o que temos para comemorar?” e “O que fazem nossos egressos”; palestra com a professora Sandra Maria Francisco de Amorim sobre “História da Psicologia em Mato Grosso do Sul”; oficinas: “Desvendando a psicoterapia de casal”, “Fatores individuais de risco e de proteção à Saúde Mental do trabalhador”, “A construção social dos corpos: diálogos sobre o gênero, classe e raça”, “O cuidado do idoso: representações e práticas sociais”, “Possibilidades e limitações para diversidade comportamental na web 2.0”, “Atendimento Domiciliar: ensinando ensinar”; e ainda, Mostra e debate de trabalhos.

Durante a 2ª Mostra Científica, acadêmicos e professores apresentam pesquisas realizadas dentro do curso nas diversas áreas. “Esse é um aspecto muito relevante, pois se trata de produção científica acadêmica, ou seja, a contribuição da academia com a população e vice-versa e valoriza o currículo do acadêmico, do professor e do próprio curso”, ressalta Rosemeire Martins.