UNIGRAN recebe Semana Nacional do Tribunal do Júri

Convênio firmado com Poder Judiciário permite a realização de julgamentos na Instituição

Abertura do Tribunal do Júri aconteceu ontem na UNIGRAN

Entre os dias 17 e 21 de março o Poder Judiciário de MS realiza a Semana Nacional do Tribunal do Júri. A proposta é fazer um mutirão para julgar crimes dolosos contra a vida, diminuindo a quantidade de ações penais da modalidade. Em Dourados, por meio de um convênio firmado entre o Poder Judiciário e a UNIGRAN, os juris acontecem na Instituição, no período da manhã.

Para o juiz Caio Marcio de Britto, da 4ª Vara Criminal de Dourados e responsável pela coordenação e realização das sessões de júri designadas na comarca, é importante atrair os acadêmicos do curso de Direito para esses júris. A ação “chama a atenção do aluno da importância das questões relacionadas ao júri de crimes contra a vida, aproximando o aluno dessa realidade, dessa infelicidade”, afirma o juiz.

O coordenador do curso de Direito, Joe Graeff Filho, diz que o convênio firmado é de extrema importância aos estudantes, pois “é uma aproximação maior do conhecimento técnico, do conhecimento acadêmico, com a realidade e dia a dia forense. É uma prática real em que estamos trazendo, para dentro do campus universitário, a realização de júris reais”.

Fernanda Willemann de Souza, estudante do último ano de Direito, acredita que além da vivência prática e próxima dos júris, a Semana do Tribunal do Júri é importante porque “dá celeridade aos processos, faz com que não gere uma sensação de impunidade”. Além disso, a acadêmica fala que esse tipo de convênio possibilita uma visão prática da profissão, preparando ainda mais o aluno para a realidade profissional.