Profissional esclarece dúvidas sobre declaração de IR

Dia 30 de abril é o prazo máximo da Receita Federal para receber os informes

Professor Reginaldo explica detalhes da declaração de IR

Desde o início do mês a Receita Federal recebe as declarações de Imposto de Renda dos brasileiros. O documento é válido para este ano, com base nas movimentações financeiras de 2013. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre a necessidade dessa declaração e os procedimentos a serem realizados.

Pensando nisso, a UNIGRAN convidou o professor e contador Reginaldo José da Silva para esclarecer possíveis dúvidas. Para ele, o acompanhamento de um profissional é importante para que o contribuinte não tenha problemas com a Receita. Acompanhe:

Quem deve fazer a declaração de IR:
É isento quem recebeu até R$ 1.787,77 por mês em 2013. O restante das pessoas deve fazer a declaração. Além disso, casos em que há ganho de capital e operações em bolsas de valores, atividades rurais, rendimentos em poupança, entre outras, devem procurar um especialista para ser orientado.

Como a pessoa deve fazer:
O mais importante é que o contribuinte reúna toda a documentação, de todo e qualquer trabalho ou serviço que tenha realizado em 2013, e ir atrás do informe de rendimentos dessa prestação de serviços, inclusive se houve rescisão do trabalho.


A RF disponibiliza o programa para que todos possam declarar por conta própria, há riscos?
O grande problema do contribuinte em realizar a declaração por conta própria é justamente a interpretação dos informes de rendimentos, tanto da empresa, quanto de aplicações financeiras. As vezes ele omite informações ou declara em locais errados. Assim, surgem os riscos do contribuinte cair na malha fina e/ou, até mesmo, de receber a restituição de rendimentos que não são para isso ou de pagar o que devia ser restituído, por exemplo.

Neste caso, o senhor recomenda a procura por contadores?
Sim. O interessado deve procurar um contador, sempre com a declaração do ano anterior, para quem já fez o procedimento anteriormente. O profissional irá solicitar todos os documentos necessários e, o mais importante, esclarecerá dúvidas e questionamentos do contribuinte.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC