Intervenção orienta acadêmicos sobre DSTs

A campanha de Carnaval foi realizada para estudantes da UNIGRAN

Para orientar os acadêmicos da UNIGRAN sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs -, o curso de Enfermagem da UNIGRAN promoveu uma atividade para campanha de Carnaval: “Geração Consciente – mais informações menos riscos”. Na entrada da Instituição foram entregues informativos e preservativos.

A intervenção é parte do projeto Gotinha do Amor, que é um projeto de extensão do 7º semestre de Enfermagem. “Nós tentamos levar informações em relação às DST a toda comunidade, dando palestras em escola e ações sociais, por exemplo. Então, tentamos passar por diversas instituições que precisam de assistência da humanização da enfermagem. Fizemos essa atividade na UNIGRAN por conta dos jovens em véspera de Carnaval”, esclarece Bruna Carolina Chanfrin, supervisora de estágio.

O foco foi trabalhar a prevenção de DSTs no Carnaval. “As doenças estão aí, o índice ainda é grande de DSTs entre os jovens no Brasil e no município, é importante ressaltar o uso dos preservativos e passar essas informações”, menciona a professora. Bruna considera que “os jovens estão no momento de vida sexual ativa e precisam se preservar não só agora no Carnaval, por isso é necessário trazer uma educação continuada”.

Talita Alves Souza, acadêmica de Enfermagem, fala que a campanha aponta principalmente a conscientização. “A enfermagem é considerada a arte do cuidar, cuidar não significa só cuidar da pessoa quando ela está no hospital ou doente e sim a promoção e a preservação da saúde”, garante.

O estudante do 9º semestre de Direito, Elizeu Cordeiro Narciso Júnior, recebeu orientações. Para o acadêmico, “essa é uma ideia muito boa, porque faz com que todos aqueles que querem curtir o carnaval, participar, participem, aproveitem, mas de uma forma responsável, sem nada que possa mudar a vida para pior”.

Lucilene Kerches cursa o 9º semestre de Direito, já é casada, mas adverte que sempre é essencial receber essas informações. “É muito importante essa orientação, é uma forma de conscientizar o jovem que está indo para a folia do carnaval e é uma forma de prevenção”, afirma.