Lar do Idoso recebe atividades de acadêmicos de Enfermagem

Humanização faz parte da proposta de intervenção

Todos os anos o Lar do Idoso de Dourados recebe prestação de serviços dos acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIGRAN. O projeto realizado envolve o estágio supervisionado da Saúde do Idoso, que é uma disciplina curricular do 7° semestre. A cada quinze dias, um grupo formado por quatro alunos fica responsável por desenvolver atividades com os idosos.

De acordo com a professora Bruna Chanfrin, o projeto envolve a humanização desses idosos. “A principal importância dessas atividades é a humanização, que na Enfermagem é além do cuidar. É trazer atividades diversificadas para eles, pois eles ficam solitários aqui e a partir do momento que vem gente de fora, traz uma motivação a mais para eles”, explica.

A professora Carla Monteiro complementa que essas atividades são métodos válidos para inserir esses idosos na sociedade. “A maioria deles é totalmente dependente, então eles não saem sozinhos. É uma forma de trazer esse ambiente social para dentro do Lar. Para os acadêmicos é de extrema importância, porque além de unir a teoria com a prática, conhecendo as maiores dificuldades dos idosos, principalmente institucionalizado, levamos a eles alguma forma de socialização, pois na área da saúde, uma das maiores dificuldades é justamente a humanização”, esclarece.

Para Vicente, de 74 anos, a troca de experiência é benéfica, tanto para os idosos, quanto para os acadêmicos. “Os alunos trazem alegria pra gente. Fazemos atividades físicas com os grupos de estagiários, ontem mesmo realizamos algumas. O condicionamento físico e mental fica em ordem, pois não sinto que estou envelhecendo, cada dia estou ficando mais jovem. Tenho um grande afeto com as professoras e também com os alunos. Aqui eles são a nossa família”, declara.