Enfermagem faz palestra educativa em escolas sobre vacina do HPV

Enfermagem

Curso conscientiza pré-adolescentes sobre importância da campanha do Ministério da Saúde

Acadêmicos do último ano de Enfermagem, durante estágio supervisionado, estão dando palestras nas escolas de Dourados sobre HPV e doenças sexualmente transmissíveis. A partir de março o Ministério da Saúde começa a vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos. A campanha acontecerá nas escolas e a ideia do curso da UNIGRAN é conscientizar as pré-adolescentes sobre a importância da imunização.

A professora Hevellyn Mello, responsável pelo projeto, esclarece que as palestras são educativas, pois esclarecem as meninas sobre o HPV, maneiras de transmissão, prevenção, consequências e tratamentos. Para ela é importante que esse trabalho seja realizado, já que a informação pode diminuir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis. “Devemos trazer, sempre, essas informações, educando esses jovens”, afirma.

Amanda Constantino Martins, que cursa o último ano de Enfermagem, é uma das participantes do projeto. A estudante explica que a experiência das palestras educativas é gratificante, porque “de uma forma de dinâmica você explica como que são as DST, no caso, o HPV, explica das vacinações, e elas interagem mais com a gente, a gente tem um feedback maior”.

A futura enfermeira ainda diz que com informação é possível reduzir a incidência da doença. “Educando é que se aprende, elas ganham conhecimento dessa forma e isso faz com que elas pratiquem, que elas vão atrás depois, do que informamos”, aponta Amanda.

O HPV - papilomavírus humano - pode causar o câncer de colo do útero e a vacinação é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde. A ideia é imunizar mulheres que ainda não tenham tido contato com o vírus, por isso a faixa etária escolhida pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação começa dia 10 de março nos postos de saúde e nas escolas.

Diretores e professores interessados na palestra educativa da UNIGRAN podem procurar a professora Hevellyn, através da coordenação do curso de Enfermagem, no telefone (67) 3411-4264 ou pelo e-mail hevellynmello@hotmail.com.