Projeto Qualidade de Vida retorna atividades

Objetivo do projeto é intervir de forma efetiva e saudável nas ações praticadas pelos idosos

Promovendo o bem estar e auxiliando rotineiramente nas atividades físicas dos idosos, a UNIGRAN há mais de oito anos executa o projeto Qualidade de Vida. O objetivo é interferir de forma efetiva e saudável nas ações praticadas no dia a dia dos idosos, o que contribui também no estado psicológico e emocional dos participantes.

Os cursos de Serviço Social, Fisioterapia e Educação Física estão há quatro anos em parceria para promover o bem estar desses idosos. Segundo Izabel Andrade de Souza, o diferencial deste ano é que o curso de Fisioterapia já está realizando avaliações específicas para o diagnóstico rápido e prático dos participantes do projeto. “A prioridade é verificar quais são as doenças, as dificuldades e limitações. Os acadêmicos irão participar do projeto juntamente com os idosos na hidroginástica e nas outras atividades duas vezes por semana”, explica a assistente social.

A fisioterapeuta e supervisora do estágio, Janaina Menezes, esclarece que o projeto enriquece muito a formação acadêmica dos alunos. “É uma experiência nova, são situações novas. A gente consegue ter vários dados, principalmente uma avaliação que seja fidedigna. Conseguimos saber as dificuldades dos idosos, o que está acontecendo na vida deles, conseguimos, sim, promover uma qualidade de vida”, revela.

Para Benedito Rodrigo de Freitas, que participa do projeto desde 2010, as atividades despertam o interesse da terceira idade. “Eu me sinto muito bem. Quando não estou aqui, tenho dificuldades para caminhar devido à artrose, as tubas que tenho na perna. Então, as atividades são boas, independente de fazer a ginástica na água, mas a convivência com o público já é ótima, pois aprendemos com as limitações do outro”, reconhece Freitas.

Dona Ildomevila Li Ferreira Alencar, que é hipertensa e recentemente descobriu que estava com diabetes, o projeto mudou sua vida para melhor. “Faço parte do projeto há três anos. Antes eu tinha bursite, tendinite e doía em tudo que é lugar. Depois que eu comecei a fazer parte do grupo as dores sumiram. As atividades na piscina de hidroginástica são excelentes, porque não dá pra sentir o impacto na água como se fosse fazer uma caminhada na rua. Isso melhora muito no desaparecimento das dores musculares também”, declara.

No projeto Qualidade de Vida, além dos atendimentos prestados pelos cursos, várias atividades são realizadas como: dias de lazer, passeios e festividades em datas comemorativas. As inscrições para participar do projeto estão abertas. Se você ficou interessado, entre em contato pelo 3411-4261.