Discussão sobre filme eleva questão da ética no trabalho

Evento na UNIGRAN recebeu estudantes e profissionais para abordar Psicologia e Ética

Estudantes e profissionais se reuniram em debate sobre Psicologia e Ética

O Conselho Regional de Psicologia - CRP-14 - apresentou, em parceria com a UNIGRAN, o Cineclube com a discussão do filme "Homens em Fúria". O tema “Limites da Ética e os Conflitos Psicológicos” reuniu profissionais e acadêmicos. Este é um evento que ocorre mensalmente em Campo Grande, mas que, neste mês, foi levado a Dourados como forma de reunir a categoria no interior do Estado.

O filme mostra o conflito ético de um profissional que está próximo de se aposentar e acaba emitindo um laudo errado por conta de uma situação que foi armada. Para a coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN e conselheira do CRP-14, Rosemeire Souza Martins, essa discussão foi importante, pois “todos estamos passíveis de erros e os Conselhos Federal e Regional, a própria categoria, têm batido muito em cima das questões éticas, o que é função do profissional psicólogo, como o profissional deve se portar em que situações, como por exemplo, emitir um laudo”.

A psicóloga afirma que existem algumas preocupações que dentro da academia já devem ser alertadas aos alunos. “Quando se tornar um profissional existe o existe uma comissão fiscal que verifica as atuações, orienta o profissional em determinadas posturas, exatamente antes de tomar qualquer medida que ele possa ser punido. Então, sempre trabalhamos no sentido de unir essas duas questões da ética enquanto ciência, enquanto postura do profissional e também no exercício da profissão”, assegura Rosemeire.

O debate contou com a presença dos psicólogos Felipe Maciel dos Santos Souza, Luciana Regina Prado Garcia Mariano e, ainda, a participação de egressos e acadêmicos. A estudante do 5º semestre, Isabel Cristina Santos Castro, acredita que visualizar o conteúdo de sala de aula, por meio de uma situação prática de ficção, é importante, “pois contribui muito para agregar conhecimento prático, vamos aprendendo a não nos deixar envolver nesses casos”.

A ética profissional acontece no processo de formação. De acordo com a professora Rosemeire, “o aluno vai para os estágios, precisa saber qual é o comportamento que se espera do psicólogo, é uma maneira de conciliar o que a profissão pensa. Em nossa discussão, abordamos que é importante que o aluno veja o aspecto teórico, a aplicabilidade na Psicologia e os conflitos que podem acontecer em situações que irão determinar a postura ou as ações do profissional psicólogo”.