Nutrição faz treinamento para atuação de estagiários

Treinamento para estágio

Acadêmicos simularam os atendimentos que irão prestar no núcleo e em hospitais

Durante a graduação o estágio acadêmico é uma forma de vivenciar a prática profissional. Ao longo do semestre, estudantes que estão em fase de término do curso têm como disciplina o estágio supervisionado nas clínicas, núcleos da UNIGRAN e ainda, em hospital. Como forma de preparar o aluno para esta nova etapa, o curso de Nutrição realizou um treinamento.

Conforme a professora de Estágio de Nutrição Clínica, Anieli Ortega Camacho Dias Cavalcante, “esse treinamento é importante porque o aluno vivencia, antes mesmo de ir para o hospital, a realidade que vai encontrar. Já aprende como deverá fazer o atendimento, já relembra os estudos teóricos. É uma foram de poder diminuir as possibilidades de erros”.

Esta fase é um processo de aprendizado que marca a vida profissional. Os acadêmicos do 7º semestre irão atender a comunidade no Núcleo de Nutrição e em dois hospitais de Dourados. “No Núcleo, os estagiários farão atendimento a comunidade com todos os tipos de doenças: obesidade, dislipidemia, diabetes, hipertensão, pacientes que queiram apenas fazer perda de peso, reeducação alimentar, educação nutricional. Já na parte hospitalar, terão casos de desnutrição, doenças mais graves, também estarão fazendo avaliação e orientação nutricional com o paciente”, esclarece a supervisora.

A aluna Marina Targas da Silva avalia o treinamento de maneira positiva. “É essencial, porque às vezes chegamos ao estágio um pouco perdidos e, tendo um treinamento antes de começar estagiar, é muito importante”, pondera. Para a estudante, o estágio será “um aprendizado para mostrar que realmente estamos nos preparando para atender um paciente no consultório ou dando uma assessoria, sendo realmente testado antes de entrar no mercado de trabalho”.

Com a oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos, a estagiária Juliana Nugoli Zago conta que no treinamento fizeram simulação de avaliação dos pacientes. “Era algo que víamos na teoria e que agora vamos colocar em prática. Durante o curso vemos os conteúdos tudo dentro de sala de aula e, poder vivenciar isso em prática, será é uma bagagem a mais, mais experiência” relata.

A expectativa da professora Anieli é que esses alunos aprendam ainda mais com o estágio, vivenciando a prática profissional. “Esperamos que eles levem isso para a vida profissional e que sejam excelentes profissionais”, destaca. [SG/AP]