Fisioterapia recebe acadêmicos com palestra do presidente do Conselho Regional

Recepção acadêmicos

Os acadêmicos receberam a palestra “A História da Fisioterapia no Brasil e as perspectivas futuras da profissão”

A coordenação do curso de Fisioterapia da UNIGRAN preparou um evento para recepcionar os calouros e veteranos. O coordenador do curso, Renato Silva Nacer, apresentou os professores e também exibiu um vídeo com depoimentos de pacientes da Clínica de Fisioterapia. A noite também contou com a palestra “A História da Fisioterapia no Brasil e as perspectivas futuras da profissão” proferida pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO-13), Carlos Alberto Eloy Tavares.

O palestrante fez um breve relato sobre a profissão, passando pelos campos de atuação e finalizando com as projeções e expectativas quanto ao futuro da fisioterapia. “Vim aqui falar um pouco da história da fisioterapia, como ela está hoje no cenário brasileiro e como ela está se desenvolvendo em nosso estado”, conta Carlos Alberto.

O presidente afirma que a fisioterapia é uma das profissões do futuro, “isso porque a população do Brasil está envelhecendo, ou seja, está morrendo mais tarde, estão envelhecendo com qualidade de vida ou querendo qualidade de vida. As doenças crônicas degenerativas como artrose e osteoporose já são uma realidade em muitas pessoas, pois já faz parte do envelhecimento humano e o profissional que cuida exatamente dessas doenças é o fisioterapeuta”, relata.

O coordenador Renato Nacer conta o por quê da exibição dos depoimentos de pacientes. “Nosso intuito foi sensibilizar os acadêmicos sobre a importância da fisioterapia na vida destes pacientes e mostrar o quão bonita é a nossa profissão. Muitos destes pacientes só voltaram a realizar algumas atividades graças à fisioterapia e é importante que o discente entenda o valor da profissão desde o início”, comenta.

Renato afirma que os professores do curso de Fisioterapia da UNIGRAN têm uma missão muito importante. “Essa missão é formar profissionais com responsabilidade social, engajados nas causas políticas da fisioterapia, com conhecimento teórico e prático, que permitam o egresso se destacar no mercado de trabalho e conscientes do seu papel na sociedade. Portanto, nós costumamos dizer que os nossos alunos não são apenas estudantes, eles são fisioterapeutas em formação”, finaliza. [IO]