Meninas de 11 a 13 anos serão alvos de vacinação contra HPV em março

Vacina contra HPV

A campanha inicia dia 10 de março em postos de saúde e escolas

Este ano, o Ministério da Saúde irá disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), vírus que pode causar o câncer de colo do útero. Meninas com idade entre 11 e 13 anos também poderão ser vacinadas contra este tipo de vírus. A primeira etapa da vacinação começa no dia 10 de março.

Segundo o Ministério da Saúde o objetivo é ter o maior número de mulheres protegidas contra o HPV. A professora da UNIGRAN, Aniandra Karol Gonçalves Sgarbi, que ministra a disciplina Saúde da Mulher conta que a recomendação de vacinas para adolescentes partiu da Organização Mundial de Saúde (OMS), “isso porque, a finalidade é vacinar as garotas antes que elas iniciem a vida sexual e possam ter contato com o vírus. Estudos mostram que, quando a vacinação é feita na faixa etária de 11 a 13 anos, a produção de anticorpos para proteger a mulher do HPV tem maior intensidade”, esclarece a professora.

“A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma pela via sexual”, explica Aniandra. Conforme a professora o HPV pode ficar no organismo durante anos de maneira latente (forma adormecida sem manifestação), a pessoa infectada não apresenta sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior.

A vacinação contra o HPV será realizada nos postos de saúde e nas escolas. Nos postos de saúde, as meninas podem ser vacinadas sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Nas escolas, caso os pais ou responsáveis não autorizem, devem assinar e encaminhar o termo de recusa. Serão três doses, a primeira a partir do dia 10 de março a 2ª dose seis meses depois e a 3ª dose deve ser tomada 60 meses após a 1ª dose. [IO]