Uso de óleos funcionais deve ter acompanhamento profissional

Nutrição e Saúde

Desde que indicado por um nutricionista os óleos podem ser adquiridos em farmácias

Consumidos da forma natural ou até mesmo em cápsulas, os óleo funcionais caíram no gosto dos consumidores preocupados com a saúde e a beleza. Mas, será que esses óleos como, por exemplo, o de coco, cártamo e de linhaça realmente funcionam? A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNIGRAN, Rita de Cássia Dorácio Mendes, afirma que podem, sim, contribuir, porém seu uso deve ser feito juntamente como acompanhamento nutricional.

Conforme a nutricionista, os óleos funcionais são de origem vegetal, extraídos de sementes, principalmente de oleaginosas que são ricas em gordura de “boa qualidade”. “Nesses óleos contém os ácidos graxos essenciais como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9, além de outros nutrientes como a vitamina E, caroteno e o zinco”, afirma Rita.
A utilização do óleo funcional contribui para a sensação de saciedade e promove um aumento no gasto energético, mas como ainda não há uma fórmula mágica do emagrecimento, somente o uso das cápsulas ou da forma natural do óleo não é suficiente para emagrecer. “Eles podem contribuir com o emagrecimento desde que as pessoas realizem uma alimentação saudável e pratiquem atividades físicas”, informa a nutricionista.

São tantas as opções que os consumidores se perdem e acabam por fazer uso sem saber realmente o que está ingerindo e quais os verdadeiros benefícios, por isso, Rita aconselha que a escolha de qual utilizar deve ser feita juntamente com a orientação de um nutricionista, que irá orientar conforme os objetivos do tratamento e da alimentação realizada.

Para os que não estão tão preocupados com a questão do emagrecimento, ou seja, estético, o consumo desses óleos funcionais também podem trazer benefícios para a saúde. De acordo com Mendes, estudos atribuem benefícios como o controle dos sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM) e a melhora no perfil lipídico dos pacientes, prevenindo as doenças cardiovasculares.

Caso esteja fazendo o uso dos óleos, mas não tenha consultado um nutricionista, procure o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN e tire suas dúvidas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira no período da tarde. Para o agendamento da consulta ligue no 3411-4214. [IO]