Expansão do mercado amplia área de atuação dos farmacêuticos

Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico

Durante a graduação em Farmácia, o estudante da UNIGRAN tem aulas práticas em laboratórios como o de Bromatologia

A profissão que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho celebra hoje, 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico. A data marca a busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), são mais de 74 áreas de atuação deste profissional, durante o ano de 2013, a profissão ganhou mais três novas atribuições: saúde estética, dispensação/aplicação de vacinas em farmácias e drogarias e a prescrição farmacêutica.

Na UNIGRAN, o curso de Farmácia forma o profissional generalista. Segundo a professora e supervisora de estágio do curso na Instituição, Fabiana Chagas Coelho, este “é um ponto positivo, pois o acadêmico já sai podendo atuar em diversas áreas como: farmácias hospitalares, farmácias/drogarias, indústrias farmacêuticas, manipulação de medicamentos e em laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e bromatológicas”.

Conforme Fabiana, o mercado de trabalho do farmacêutico no Brasil oferece boas perspectivas no setor privado, especialmente para os profissionais que atuam nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Porém, “o crescimento da demanda por farmacêuticos está relacionado, também, com a exigência do profissional habilitado nos diversos setores de saúde, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados. Além disso, no fim do ano passado a profissão obteve mais uma grande conquista que é a regulamentação da prescrição farmacêutica através Resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013”, afirma a professora da UNIGRAN.

Com esta resolução, o farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica. “Isto inclui medicamentos industrializados e preparações magistrais – alopáticos ou homeopáticos, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico”, acrescenta Fabiana Chagas Coelho.

O curso de Farmácia da UNIGRAN comemorou em 2013 dez anos de existência, formando em média 80 alunos por ano. Para a supervisora de estágio, o sucesso do curso justifica-se pelos excelentes laboratórios de ensino, que possibilitam ao estudante colocar em prática os ensinamentos teóricos. “O aluno, no decorrer do curso, vivencia na prática o exercício da profissão, com os Estágios em Práticas Farmacêuticas, que possibilitam conhecer o medicamento, os serviços de saúde, realizar educação em saúde diretamente com o paciente e por fim o mercado de trabalho nas suas diversas áreas de atuação”, garante Fabiana.

Mais uma conquista do curso de Farmácia da UNIGRAN no ano passado foi premiação na revista Guia do Estudante com 3 estrelas. A professora avalia que futuro é bastante promissor para o profissional de farmácia tanto para as áreas já consolidadas da profissão como as novas. “Os novos profissionais podem atuar em farmácias/ drogarias devido à exigência legal da presença de farmacêuticos em todos os estabelecimentos. Com o aumento do acesso da população aos serviços de saúde pública, tem o aumento da demanda por mais profissionais qualificados criando ainda mais oportunidades para profissionais graduados”, destaca.

O curso de Farmácia da UNIGRAN é oferecido em dois turnos: diurno e noturno e está com inscrições abertas para o Vestibular 2014. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso através do telefone (67) 3411- 4133 ou para inscrições no site www.vestibularunigran.com.br. [SG]