Pacientes melhoram qualidade de vida com atendimento no Núcleo de Nutrição

Nutrição

Com o acompanhamento nutricional a paciente Izabel Cristina perdeu 6 kg em 2 meses

Em 2013, o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN prestou atendimento a 354 pacientes. A população atendida compreende a gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos da região da Grande Dourados e também professores de escolas da rede pública, alunos, professores e funcionários da UNIGRAN além dos pacientes encaminhados pelo Hospital Universitário, de postos de saúde e das clínicas de Fisioterapia e Psicologia da Instituição.

Isabel Cristina Gerônimo Mussoline, acadêmica do 9º semestre de Psicologia, procurou o Núcleo de Nutrição em setembro após descobrir que tinha hipotireoidismo. A paciente tentou por conta própria mudar a alimentação e praticar exercícios, mas não obteve nenhum resultado. “Meu médico disse que seria interessante eu procurar uma nutricionista para me orientar. Então, procurei o núcleo e consegui o atendimento, peguei o cardápio em outubro e comecei esse processo de reeducação, está um sucesso, estou me sentindo muito bem, eu já emagreci 6 kg”, relata a estudante.

A professora e coordenadora do Núcleo, Micaella Ferraz, conta como funciona o atendimento dos pacientes. “Ensinamos a reeducar o paladar, reeducar o organismo, a se alimentar de uma forma melhor e mais saudável, para que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor, ter mais ânimo no dia a dia e mais energia para realizar as tarefas diárias”, informa.

A nutricionista alerta que o paciente deve ter sempre o acompanhamento. “Muitos pacientes acham que é só pegar o cardápio, seguir aquilo e está tudo certo, ele vai emagrecer. Mas não, ele deve ter o acompanhamento, fazer os retornos corretamente. Às vezes o paciente tem alguma dificuldade, não sabe como vai se adaptar dentro desse cardápio, então os acompanhamentos são importantes para que possamos tirar essas dúvidas”, esclarece Micaella.

A paciente Isabel Cristina reconhece que o sucesso do seu tratamento é devido à disciplina e aos retornos das consultas. “Foi muito importante fazer os retornos, porque eu tinha dúvidas com relação à substituição de alguns alimentos. Esses diálogos em cada retorno que eu tive foi muito legal e importante para o processo. Estou muito mais feliz com o que eu consegui ganhar em termos de saúde para o resto da vida, foi fantástico”, declara.

O atendimento nutricional prestado pelo Núcleo de Nutrição é gratuito e oferecido a toda população, com o objetivo de promover a saúde e, aos alunos estagiários traz a oportunidade de vivenciar a prática profissional antes da formação. Para iniciar o tratamento os pacientes devem ser previamente atendidos pelo Serviço Social da UNIGRAN. O atendimento entra em recesso esta semana, mas a partir do dia 15 de janeiro retorna para os agendamentos em 2014. O Núcleo de Nutrição da UNIGRAN fica localizado na rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1755, o telefone para contato é 3411-4214. [IO/SG]