UNIGRAN é parceira na elaboração do Perfil Socioeconômico de Dourados

Parceria para o desenvolvimento

A solenidade aconteceu no auditório do Bloco I da UNIGRAN

Em parceria com a prefeitura municipal de Dourados, a UNIGRAN, o Instituto de Pesquisa Fecomércio (IPF), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Embrapa, Sebrae e outras Instituições de Ensino Superior, lançaram a 2ª Edição do "Perfil Socioeconômico do Município de Dourados". O documento servirá como fonte de informações para que as empresas avaliem com segurança o município no momento em que planejam investimentos.

O coordenador do curso de Administração da UNIGRAN, Valdir da Costa Pereira, informa que assim como na primeira edição, os acadêmicos foram essenciais para a confecção do Perfil Socioeconômico. “Os acadêmicos realizam as buscas de dados, sejam através do meio virtual ou presencial nas instituições que possuem as informações. É um momento rico na formação desses acadêmicos, tão somente por esse processo de pesquisa, mas, sobretudo pela riqueza de informações que eles têm acesso de nossa cidade e que eventualmente contribuem para formatação de ideias e desenvolvimento cultural de Dourados em relação ao Estado, país e mundo”, esclarece Valdir.

Participar pela segunda vez de um levantamento de dados tão importante para a cidade, deixam os professores com o sentimento de dever cumprido. “Para UNIGRAN foi uma grande oportunidade de mostrar a preocupação com o desenvolvimento da cidade, uma vez que as instituições de ensino devem possuir essa premissa de zelar pelo desenvolvimento da cidade e agregar valor a ela. O Perfil externaliza informações valiosas que são reveladas para aqueles que desejam conhecer, investir na cidade”, reconhece.

Enquanto administrador, Valdir afirma que é essencial ter acesso a essas informações. “A Administração é uma ciência, mas também é uma arte. É preciso informações para tomada de decisões e o Perfil faz exatamente isso, faz um ‘retrato’ da cidade, mostrando o que ela tem, e sua abertura ao desenvolvimento. O administrador é o profissional que trabalha com recursos das diversas esferas: Humanos, financeiros, materiais, patrimoniais, enfim, ao que fomenta uma organização e quando esse profissional sabe onde está ‘pisando’, as possibilidades de acertos nas decisões são maximizadas e, nesse contexto, o perfil agrega muito valor”, ressalta o professor.

O Diretor do Fecomércio, Tales Ferreira Campos, avalia a parceria da UNIGRAN como fator determinante para traçar o Perfil Socioeconômico da cidade. “Para criar o Perfil, as instituições passaram um pente fino em Dourados, desde as suas instalações até hoje e tiveram um foco mais profundo nos últimos dez anos para poder construir os gráficos e as tabelas. Então, todo empresariado, sociedade douradense e, principalmente o poder público tem uma ferramenta, um instrumento de pesquisa bem fundamentado para poder organizar o seus planejamentos, ou seja, nós analisamos o passado, organizados no presente para poder planejar o futuro”, justifica.

Em todo o Estado, apenas Dourados e a capital Campo Grande possuem o Perfil que é atualizado anualmente. Segundo o economista Fábio Castilho, Dourados é uma cidade que têm vários segmentos e setores que poderão ser valorizados após a criação e a disponibilização do Perfil. “Vemos Dourados hoje com grande crescimento, em vários setores como, sucroenergético, alimentício, serviços e também de comércio. Isso facilita a parte documental com o apoio das Instituições, Universidades e dos Centros de Pesquisas. O perfil socioeconômico serve para avaliar, por exemplo, alguma indústria que queira se instalar na cidade. Hoje, qualquer empreendimento passa por uma avaliação do local que ele vai explorar. O que irá oferecer para a cidade, qual o retorno disso para a empresa e também ao Estado”, constata Castilho.

Para os que estavam presentes no evento, foi distribuído em CD o material eletrônico com toda a pesquisa. Quem não pode comparecer ao evento e queria saber mais a respeito desse documento, basta entrar em contato com alguma dessas instituições, das quais estarão disponibilizando na íntegra o documento para possíveis pesquisas e melhorias. [WD/SG]