Acadêmicos de Pedagogia atendem crianças em creche de Hospitais de Dourados

Pedagogia

Para celebrar o Natal os acadêmicos presentearam as crianças que frequentam a creche

Os acadêmicos do 8º semestre de Pedagogia da UNIGRAN exerceram por dois meses papeis fundamentais na aprendizagem dos filhos de profissionais do Hospital Evangélico e do Hospital da Vida de Dourados. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Prática Pedagógica em Instituições não Escolares.

Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso, conta que os alunos aliaram a teoria com a prática para colaborar com a aprendizagem das crianças, que ficam na creche durante o período de expediente dos pais. “Essa oportunidade contribui ainda mais para a satisfação profissional da área de educação. Poder estar ali colaborando para a humanização e aprendizagem das crianças é uma ótima experiência”, afirma a coordenadora.

A creche que atente os filhos dos funcionários dos dois hospitais existe há mais de dezessete anos. A enfermeira Jaquelline Stefâni Duarte, que acompanha as crianças diariamente, comenta que antes da parceria, o convívio entre as crianças não era produtivo. “As crianças tinham somente os cuidados básicos, não tinha incentivo para brincar, executar atividades recreativas. Eles chegavam aqui e corriam direto para a TV ou passavam a maior parte do tempo dormindo”.

Com a presença dos acadêmicos o comportamento das crianças mudou. “Agora eles chegam, brincam entre si, estão se soltando mais. O nível de aprendizado mudou também, eles conversam mais, assimilam as coisas com maior facilidade, conseguem identificar o que é certo e o errado”, avalia a enfermeira.

Segundo o acadêmico Rafael Duart, quando o estudante consegue um espaço para aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, a assimilação da teoria fica mais fácil. “Pra mim é muito importante esse trabalho com as crianças. É uma forma de, ainda enquanto acadêmico, traçar estratégias para um melhor aprendizado em sala de aula ou em locais não escolares, como é o caso aqui da creche”, afirma.

Durante esta semana os acadêmicos encerraram as atividades e para comemorar o Natal levaram brinquedos de presente para as crianças. O projeto continuará em 2014. E de acordo com Elizabete a ideia é firmar de fato um convênio com os hospitais para tornar a creche um centro de ensino e aprendizagem. [WD]