Parceria permite que acadêmicos da UFGD utilizem laboratório da UNIGRAN

Nutrição

Durante as aulas os acadêmicos aprendem a forma correta da preparação dos alimentos

Uma parceria entre a UNIGRAN e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem oportunizado aprendizado prático aos acadêmicos de Nutrição da UFGD. Através da parceria, os alunos têm realizado aulas práticas no laboratório Técnica Dietética da UNIGRAN.

Para a professora da turma de Nutrição, Mariana Mirelle Pereira Natividade, a parceria é fundamental para que os estudantes compreendam o conteúdo. “O laboratório da UFGD ainda está sendo construído. Até que o laboratório fique pronto os alunos podem ter aulas práticas aqui na UNIGRAN. Essas aulas no laboratório são essenciais para a absorção do conteúdo teórico da disciplina”, afirma.

“Além de fixar o conteúdo teórico, que é ministrado em sala de aula, aqui no laboratório eles têm uma primeira vivência com uma unidade de alimentação e nutrição, que é uma área de refeições coletivas que eles podem seguir depois de formados. Então, é muito importante que essa aula aconteça sempre”, destaca a professora Mariana.

A acadêmica Izabela Vasconcelos ressalta a importância da cedência concedida pela UNIGRAN ao curso de Nutrição da UFGD. “A UFGD ainda não tem essa estrutura e essa cozinha/laboratório é invejável para qualquer instituição. Ao invés de ter uma disputa entre as faculdades, há um acordo que nos favorece. Também acho fundamental até para a cidade, porque as duas maiores faculdades estão integradas auxiliando a formação de futuros profissionais”, acredita a futura nutricionista.

As aulas práticas tidas no laboratório da UNIGRAN são referentes ao conteúdo teórico da disciplina de Técnica Dietética, ministrada pela professora Mariana Mirelle. Na prática os alunos aprendem as técnicas de medidas. “Estamos aprendendo a fazer arroz, feijão, carne moída colorida, salada de frutas e de alface. É bem diferente de quando fazemos em casa, pois aqui aprendemos a pesar os ingredientes, até mesmo o sal. Quando administramos uma cozinha é muito importante fazer da maneira correta para manter o balanceamento na nutrição dos funcionários”, explica a acadêmica Izabela.

O conteúdo de Técnica Dietética também é importante para o nutricionista que irá seguir a área clínica. “Quando ele estiver fazendo a orientação para o paciente, ele precisa ensinar como se deve cozinhar cada alimento e a usar uma medida caseira. Então, nesse momento eles vão também resgatar os conteúdos que foram vistos nas aulas práticas no laboratório”, encerra a professora. [IO]