Fisioterapia realiza campanha de hipertensão com funcionários da UNIGRAN

Campanha preventiva

Os acadêmicos aferiram a pressão arterial dos funcionários durante uma semana

Os acadêmicos/estagiários do curso de Fisioterapia da UNIGRAN já realizavam campanhas preventivas em setores como o administrativo, secretaria e departamento de informática. Mas após uma funcionária do setor de serviços gerais ter passado mal o curso resolveu não só incluí-los na campanha como acompanhá-los mais de perto.

Inicialmente, os acadêmicos juntamente com o professor de estágio supervisionado, Alex Basílio, realizaram uma palestra informando sobre a doença. “Falamos sobre os riscos da pressão arterial, a importância dos exercícios físicos, alimentação e a partir disso iniciamos o acompanhamento por uma semana”, afirma o professor.

De acordo com o professor Alex, durante o acompanhamento foi possível observar que uma grande parcela dos funcionários estava com a pressão alta. “A primeira orientação quando constatamos que a pressão estava realmente muito alta, é que eles procurassem uma unidade básica de saúde ou algum serviço especializado devido os riscos. Caso nossa constatação fosse uma pressão arterial discreta, que gera algum desconforto, orientamos exercícios de relaxamento e os cuidados em casa que eles poderiam tomar, como a diminuição do consumo de sal”, conta.

A acadêmica Deisiane Aparecida Ribeiro Pinto acompanhou todo o processo da campanha. A estudante do último semestre de Fisioterapia conta que a participação e interesse dos funcionários é importante para o entendimento da doença. “Eles mostraram-se bastante participativos, fizeram perguntas e mostraram bastante interesse. Isso é extremamente importante porque às vezes a pessoa tem pressão alta e não sabe, porque é uma doença silenciosa. Então muita gente tem, não sabe, não toma remédio para o controle e de repente tem um mal súbito como a funcionária teve”, aponta a acadêmica.

A funcionária Luzia Domingos não acompanhava sua pressão, mas soube através da campanha que está bem. “Não tenho pressão alta, mas é bom esse acompanhamento, pra gente ter noção dos riscos. Recentemente uma colega passou mal e é bom a gente ter esse controle. Não estava no dia, mas o pessoal se assustou, porque de uma hora pra outra ela começou a passar mal e ninguém sabia o motivo e agora com esse acompanhamento temos noção da doença e de como prevenir”.

Os acadêmicos/estagiários que participaram da campanha se formam neste fim de ano, o acompanhamento de perto é uma oportunidade de experiência prática. “Os alunos precisam ter noção de qual é a função do fisioterapeuta dentro da saúde pública, da atenção primária, então essa experiência é necessária”, destaca Basílio.

“Aprendemos durante três anos como é na teoria, agora no estágio, temos como participar das atividades e colocar em prática o que aprendemos. É muito bom ter essa experiência, porque sem a prática do estágio não saberíamos como colocar em prática fora da faculdade”, conclui Deisiane. [IO]