Radiologia realiza palestra sobre exame de mamografia para acadêmicos

Semana Acadêmica

A médica falou sobre o papel do tecnólogo durante o exame

O curso de Tecnologia em Radiologia da UNIGRAN é pioneiro no Estado. Para encerrar o ano o curso promoveu a III Semana Acadêmica de Radiologia que teve como tema a importância do tecnólogo para a medicina. Conforme a professora e responsável pela organização do evento Daianne Madureira, “a grande importância da jornada acadêmica, nada mais é do que oferecer aos alunos o que acontece fora da faculdade. Estamos mostrando o dia a dia do profissional da área seus benefícios, dificuldades e o que eles irão encontrar pela frente assim que se formarem” explica.

Foram três dias de palestras e troca de conhecimento. No primeiro dia, os acadêmicos puderam participar da palestra “Radioterapia Industrial”. Em outro momento o coordenador do curso de Odontologia da UNIGRAN, Reinaldo Akamine, conversou com os alunos a respeito das atividades que o profissional de tecnologia radiológica executa na área odontológica.

No segundo dia a médica Ana Maria Abdo, falou especialmente sobre mamografia, a importância do diagnóstico e também sobre a prevenção do câncer. “O tecnólogo tem uma grande parcela de responsabilidade na procura das mulheres pelo exame. Dependendo do relacionamento, a delicadeza, a maneira de esclarecer para o paciente como será feito os procedimentos; caso ele seja bem atendido e sentir segurança, com certeza irá indicar o exame. É a prevenção de uma doença muito séria e muitas mulheres fogem de medo”, esclarece Ana Maria.

Professora Daianne explica que infelizmente existem profissionais da área que não tem a sensibilidade para tratar um paciente que muitas vezes já chega com um diagnóstico de câncer. “A forma de você tratar um paciente na nossa área é primordial; não só a técnica, mas também conversar com o paciente, mostrar a importância do exame. Porque se você atende uma senhora de 60 anos que acaba de descobrir que está com câncer e mostra a importância de se fazer o exame desde os 20 anos de idade, ela vai trazer a filha, neta; toda a família”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente no mundo. “As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Portanto, fazer o autoexame e a mamografia é extremamente importante e o profissional de radiologia deve estar preparado para atender essas mulheres”, conclui Daiane. [IO]