UNIGRAN está entre as melhores Instituições do Brasil

A Instituição obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos do MEC

Entre os Centros Universitários, UNIGRAN é a 10ª melhor do Brasil

O Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) entrou no grupo de excelência do ensino superior brasileiro com os resultados da avaliação do Ministério da Educação (MEC), que atingem as faixas 4 e 5, em uma escala de 1 a 5, do Índice Geral de Cursos (IGC). Dos 180 Centros Universitários e Institutos Federais avaliados no ano passado, apenas 30 obtiveram o conceito 4, entre eles a UNIGRAN, que ficou na 15ª colocação geral (entre públicos e privados) do país.

Considerando apenas os Centros Universitários, a UNIGRAN é a 10ª melhor do Brasil. A reitora da Instituição, Rosa Maria D’Amato De Déa, afirma que se sente orgulhosa da equipe. “A nossa previsão era de que os resultados seriam muito bons, trabalhamos para isso, mas nunca se tem a certeza, já que os resultados dependem da média dos conceitos dos cursos de todo o país e sempre pode haver surpresas nessa média nacional. Foi um trabalho árduo, contudo planejado e implementado gradativamente durante os últimos três anos”, garante.

O índice é um indicador de qualidade das universidades, centros universitários e faculdades, no qual considera tanto os cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC). “Idealizamos um programa com essa meta e a equipe abraçou essa causa. Todos os colaboradores, reitoria, pró-reitorias, diretores, coordenadores, professores e acadêmicos foram responsáveis pelo resultado positivo. Tudo isso tem um custo alto, entre contratação de mais professores titulados, ampliação do acervo, investimentos em equipamentos, entre outros, e a mantenedora da UNIGRAN aprovou e autorizou os investimentos necessários desse nosso planejamento. Portanto, é literalmente um excelente resultado de toda equipe”, considera Rosa de Déa.

Segundo o diretor de Planejamento de Ensino da UNIGRAN, Bruno Augusto Amador Barreto, “o resultado não é sorte, é planejamento. Temos feito ações de planejamento em todos os cursos para chegar neste resultado. Planejamos isso, esperávamos que isso se concretizasse em 2014, alcançando o conceito 4 e estamos muito satisfeitos com essa nota”.

Barreto reafirma que é questão de trabalho e de qualidade do ensino. “Temos focado no ensino que oferecemos aos acadêmicos. O aluno está tranquilo em saber que ele está em uma Instituição de ponta, que investe em educação, que tem ensino de qualidade e ele não precisa sair de Dourados para fazer um curso em outro lugar”, assegura.

Os resultados do IGC e do CPC apontam que os cursos da UNIGRAN tiveram as únicas notas máximas no Mato Grosso do Sul. Dentre os seis cursos da Instituição avaliados em 2012, três obtiveram a nota máxima: Publicidade e Propaganda (conceito 5), é o melhor do Brasil; Direito (5) e Jornalismo (5) estão entre os dez melhores do país; Psicologia (4) tem a maior nota do Centro-Oeste; Administração (4) tem o maior CPC do Estado do MS das instituições privadas e Ciências Contábeis (3) está entre os cinco melhores cursos do MS. [SG]