Cursos na área da saúde humana, animal e ambiental têm muita empregabilidade

Acadêmicos da UNIGRAN dispõem do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão

A UNIGRAN tem uma ampla Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, são várias áreas de atuação: dez cursos bacharelados, dois tecnológicos e dos bacharelados três cursos com licenciatura – Ciências Biológicas, Educação Física e Psicologia. A faculdade também oferta o curso da saúde animal, que é Medicina Veterinária. As inscrições para o Vestibular Unificado 2014 estão abertas até o dia 5 e podem ser feitas no site www.vestibularunigran.com.br.

Quem ainda está em dúvida qual carreira seguir, a diretora da Faculdade, Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, afirma que a primeira coisa que o profissional da saúde deve ter é vocação, afinidade em contribuir com esses grupos. “Pessoas que realmente se preocupam com a saúde do meio ambiente, dos animais e do ser humano. Pessoas humanizadas que têm o propósito de contribuir com as pessoas em melhorar a qualidade de vida. Outro ponto importante é que a pessoa tem que se dedicar realmente nos estudos, porque envolve bastante responsabilidade trabalhar com pessoas, com vidas, e ele precisa ter bastante conhecimento”.

Saúde humana

Na saúde humana, é possível destacar os cursos de Educação Física, Odontologia e Psicologia, oferecidos pela UNIGRAN. Quem optar por Educação Física, será preparado para atuar na saúde, esporte e lazer. O curso tem duração de seis semestres (licenciatura) e oito semestres (bacharelado). Para as aulas práticas, os acadêmicos contam com: academia de musculação, campo de futebol, ginásio de esportes, piscina, quadras de esportes, sala de ginástica e ainda, as atividades de extensão em escolas.

Odontologia é período integral, tendo como objetivo a formação de um profissional com perfil de cirurgião-dentista, generalista, com desenvoltura humanista, crítica, reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção a saúde tanto técnico, quanto científico. A infraestrutura para o acadêmico praticar o que aprende em sala de aula é composta por laboratórios multidisciplinares (Histologia e Patologia, Microbiologia e Imunologia, Anatomia, Bioquímica, Semiologia e Semiotécnica, Fisiologia, Interpretação Radiográfica) e a Clínica Odontológica.

O curso de Psicologia é oferecido em dois turnos na UNIGRAN: diurno e noturno, com grau outorgado em Bacharelado e Licenciatura. A formação é vista a profissionais aptos para desenvolverem ações destinadas a ajudar o ser humano. Os estudantes contam com o laboratório de Psicologia Experimental, que é destinado ao ensino da aplicabilidade dos conceitos aprendidos sobre a Análise do Comportamento e com o Núcleo de Psicologia, no qual o aluno realiza estágio com enfoque nos diversos campos de atuação da Psicologia agrupados em quatro áreas: Saúde; Educação; Social e Comunitária; Trabalho; Clínica.

Saúde animal

Na área de saúde animal, o curso de Medicina Veterinária forma profissionais aptos para atuar em: hospitais e clínicas veterinárias; laboratórios de diagnóstico veterinário; fazendas, haras, granjas e cooperativas agropecuárias; parques zoológicos; frigoríficos e laticínios; indústria e comércio de produtos farmacêuticos veterinários; centrais de inseminação artificial e transferências de embriões; desenvolvimento e comercialização de produtos pecuários; serviço de inspeção; serviços de defesa sanitária; serviços de saúde pública. O período é integral. Os acadêmicos contam ainda com o Hospital Veterinário e a Fazenda Escola, onde dispõem da prática profissional.

Área ambiental

O curso de Ciências Biológicas está atrelado à saúde ambiental. O biólogo formado pela UNIGRAN está apto a atuar no ensino fundamental e médio, a ingressar em cursos de especialização e mestrado, a prestar concursos públicos e a assinar como responsável de laboratórios e empresas nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Meio Ambiente. Os estudantes desenvolvem atividades práticas dentro das disciplinas, estágio, extensão, atendimento à comunidade, pesquisa e em laboratórios como: de Microscopia, Multidisciplinar e de Anatomia Humana.

A diretora Ângela Midori ressalta que o mercado de trabalho está bastante receptivo aos bons profissionais. “A área da saúde é muito promissora, tem muita empregabilidade, temos muitos concursos, a remuneração é satisfatória. Todas as áreas têm suas vantagens. A maioria dos cursos tem um leque muito grande no campo de atuação, o acadêmico formado não vai ficar restrito. Todos podem ser profissionais autônomos, ter seu próprio estabelecimento, seu próprio consultório e também podem ser contratados por entidades públicas ou privadas ou profissionais concursados. O tripé da educação que é ensino, pesquisa e extensão é muito bem explorado, muito bem distribuído, os nossos acadêmicos saem com essas habilidades”, garante.

O Processo Seletivo 2014 da UNIGRAN será realizado no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 14h. Para mais informações acesse o site www.vestibularunigran.com.br. [SG]