Bolsas de estudos e financiamento estudantil facilitam acesso ao Ensino Superior

Vestibular 2014

Acadêmicos da UNIGRAN podem optar pela bolsa estágio interno, obtendo 75% de desconto na mensalidade

Se há alguns anos o Ensino Superior era privilégio de uma menor parcela da população brasileira, na atualidade e cada vez mais vem se tornando parte da realidade de qualquer pessoa, independente de sua condição social. Tendo em vista a democratização do ensino superior, a UNIGRAN conta com diversos tipos de bolsas e financiamentos de estudo para os acadêmicos.

Uma das iniciativas da Instituição é a Bolsa Estágio Interno, em que o estudante tem 75% de desconto nas mensalidades e, de acordo com a lei, faz até 30 horas de estágio semanal, nos diversos setores da UNIGRAN. Segundo a secretária de Extensão, Nelma Garcia Carvalho, “o interessado deve estar quite com as mensalidades do curso e não pode possuir mais de três dependências no curso”. Outra ação da UNIGRAN é a Bolsa Estudante Indígena, na qual o acadêmico que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades.

A parceria com o Governo Estadual no Programa Vale Universidade possibilita ao aluno aprovado no processo de seleção 90% de desconto na mensalidade do curso superior ao cumprir 20 horas semanais de estágio em instituições conveniadas. Nelma avisa que “o período de inscrições do programa já foi determinado, será do dia 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014”.

Criado em 2005, o Programa Universidade para Todos (ProUni), concede bolsas de 50 e 100%. Para participar do programa, a secretária de Extensão da UNIGRAN afirma que “o estudante precisa, além de ter média mínima de 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral, ou ser pessoa com deficiência física”. As bolsas parciais são concedidas aos alunos que tenham até três salários mínimos de renda familiar, por pessoa. Já as bolsas integrais são disponibilizadas para aqueles com renda familiar de até um salário mínimo per capita. “O Prouni exige ainda que os estudantes contemplados tenham 75% de aproveitamento em cada semestre”, ressalta Nelma.

Outra oportunidade para os que desejam ingressar na universidade é o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior particulares. “O processo seletivo é feito pelo site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Após a finalização do cadastro, o estudante deve comprovar as informações fornecidas na Instituição. O financiamento é de até 100%, com juros de 3,4% ao ano e o participante pode começar a pagar em até 18 meses depois de formado”, explica Nelma Garcia Carvalho. O programa também exige 75% de aproveitamento do acadêmico por semestre.

Mais informações sobre convênios e bolsas podem ser obtidas na Secretaria de Extensão da UNIGRAN, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 11h. O telefone para contato é o 3411-4108. O Vestibular 2014 da Instituição será realizado no dia 7 de dezembro, na UNIGRAN, às 14h. Faça a inscrição no site: www.vestibularunigran.com.br. [SG]