Biomédica fala sobre a importância da vacinação na vigilância em saúde

Dia do Biomédico

A palestra com Elizabeth Aparecida Maronna Praça foi em comemoração ao Dia do Biomédico

Para celebrar o dia do Biomédico, acadêmicos do curso da UNIGRAN receberam Elizabeth Aparecida Maronna Praça, biomédica que atua em Dourados no ramo de vacinas, para uma palestra sobre o assunto.

A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Elizabeth comenta ser um segmento da medicina que está crescendo muito. “Depois do saneamento básico, a vacina é o segundo fator de maior proteção da saúde humana. É um assunto de saúde pública que vem crescendo muito durante todos esses anos e se deu início com os chineses”, explica.

“O Brasil tem o PNI [Programa Nacional de Imunizações], que foi implantado em 1973 e em 1978 tivemos a criação do SUS [Sistema Único de Saúde]. Então, implantou a vigilância epidemiológica e o Brasil é um país que cresceu bastante nessa área, tanto é que já erradicamos a poliomielite”, ressalta. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

Elizabeth, que é especialista em Microbiologia e Imunobiologia, informa que a carreira de Biomedicina é muito ampla e que por conta disso, muitos profissionais acabam se destinando a outros rumos. “O Brasil é um país altamente capacitado, mas precisamos que os profissionais tenham interesse em trabalhar neste ramo. São poucos os profissionais já formados que atuam na vigilância em saúde, na qual encontramos as vacinas como proteção total de várias doenças”, finaliza. [WD/SG]

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC