I Mostra de “Varandas, Arquitetura Sustentável” retrata reaproveitamento e sustentabilidade

Arquitetura e Urbanismo

Os acadêmicos utilizaram restos de pallets para fazerem a montagem dos stands

Os acadêmicos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN expuseram vários stands com o tema “Varandas, Arquitetura Sustentável”, com o intuito de mostrar para toda comunidade como é importante fazer o reaproveitamento dos materiais que são jogados e descartados durante as obras.

Segundo a professora do curso, Luzia Arnez, essa é uma atividade complementar da disciplina de Desenho e Programação Visual II. Luzia comenta que o objetivo desses trabalhos é colocar o acadêmico no exercício de execução das próprias ideias. “Começamos a desenvolver este trabalho no primeiro semestre e eles vêm trabalhando na temática, tanto na temática da sustentabilidade, quanto na temática cultural da mostra. Essa atividade está colocando eles em contato com o exercício da profissão, que são os processos de decisões”, declara.

A professora conta que achou extraordinário o resultado dos trabalhos. “Como são acadêmicos do 2º ano, muitas coisas que apresentaram aqui eles não tiveram ainda o conhecimento, mas foram praticamente forçados a buscar esse conhecimento para poderem realizar essa atividade. Eles foram instigados a aprender. Fiquei bastante surpresa com o resultado final”, comemora.

Luzia esclarece que na escolha dos materiais, os estudantes ficaram livres para trazer qualquer outro tipo de material que estivesse ligado à questão do reaproveitamento. “Nós temos ambientes que possuem o pneu, alguns outros ambientes que têm a garrafa pet, o sisal [planta utilizada para fins comerciais], temos madeiras também, como a madeira de demolição. Então, os alunos ficaram livres para trazer também outras opções, mas desde que todos os ambientes contemplassem a utilização do pallet, que é um estrado de madeira. Esse era o foco central do trabalho”, lembra.

A acadêmica Gislene Brandão explica que o grupo retratou a importância de como reciclar, aproveitar os materiais que são jogados no lixo. “O trabalho foi em grupo e nós procuramos as lojas para fornecerem o piso, alguns móveis. Nós pegamos as madeiras e reciclamos, usamos também mosaicos que é com o aproveitamento de pastilhas de algumas obras”, destaca.

“Podemos fazer várias coisas com os materiais que estão jogados no lixo. O pallet a gente sempre vê jogado nas obras e pode fazer uma mesa bem bacana. A pastilha que também é sobra de obra, dá para fazer um mosaico. As roldanas de fio podem ser pintadas e usá-las na decoração do dia a dia”, cita a estudante.

Para a acadêmica, a importância desse trabalho foi poder aprender a lidar com a reciclagem em grupo. “A gente viu qual é o gosto de cada pessoa e a montagem foi mais rápida. A programação foi durante três meses, fazendo o layout para ver o que seria usado, foi muito trabalhoso”, reconhece.

A professora Luzia destaca que o reaproveitamento e reciclagem já tem se tornado uma tendência. “Hoje, os arquitetos estão empenhados em reaproveitar esses materiais e a temática da exposição foi no sentido de reaproveitamento. O foco maior foi a reutilização do pallet”, finaliza.

Veja as fotos da Mostra na galeria. [GM]