Acadêmicos apresentam estudos de casos clínicos em Encontro de Psicologia

Psicologia

Os estudos de casos clínicos apresentados são frutos de atendimentos no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN

No decorrer do ano, os acadêmicos do 10º semestre de Psicologia da UNIGRAN atendem pacientes no Núcleo no estágio, que é supervisionado por professores. E, como forma de divulgar os trabalhos, foi realizado o “VII Encontro de Estudos de Casos Clínicos de Psicologia – Profª Lia Dauber”, trazendo casos estudados, conforme as abordagens da Psicologia. Durante o evento, o acadêmico Kenny Gabriel Teschiedel lançou seu primeiro livro, intitulado “Toda Forma de Amor”.

A professora Denise de Matos Manuel, uma das organizadoras do evento, explica que “os alunos atenderam pacientes ao longo do ano e agora, reunimos todos e um estudante de cada abordagem da psicologia apresentou um caso. Convidamos um psicólogo da comunidade para vir e comentar o caso, dizer sobre aspectos teóricos”.

Entre os objetivos do Encontro está a divulgação do trabalho do aluno e aliar o que acontece na prática com a teoria. “Então, dizer a psicanálise atende dessa maneira, a humanista atende de outra forma, a cognitiva comportamental atende assim, então nossa meta foi mostrar a relação teórico-prática, divulgar os estudos e dar espaço para os psicólogos da comunidade contribuir teoricamente”, relata a professora de Psicologia da UNIGRAN.

Foram apresentados seis casos. Entre os estudos, “teve psicanálise pela abordagem de Winnicott, a psicanálise infantil e a psicanálise de adultos, pela abordagem Lacaniana. Em outro momento tivemos um caso de psicoterapia humanista, com caso da cognitiva comportamental e ainda, de aconselhamento psicológico”, descreve Denise de Matos.

Um dos estudos foi do acadêmico, Fábio Cavalcante de Oliveira, que falou sobre o atendimento clínico na abordagem humanista. “Apresentei um caso de um cliente que está no terceiro ano de psicoterapia. Ele vem sendo atendido pelo Núcleo desde 2011. Então, apresentei como está o processo de evolução dele, dentro de um fluxo em relação à forma que ele lida com os conteúdos que trouxe de uma rigidez, para hoje estar com uma maior aceitação de si próprio, dos outros e dos próprios conteúdos”, menciona.

Fábio esclarece que a psicoterapia humanista, especificamente, considera algumas atitudes fundamentais e necessárias do terapeuta dentro da relação que se estabelece na clínica. “O cliente, que é como denominamos, exatamente para não tirar essa autonomia, mas justamente estabelecer uma reflexão, uma percepção desse processo de mudança, de elaboração desses conteúdos, das angústias, da própria história cabe ao próprio cliente, ele utiliza essa relação para ele, por si só se engajar nesse processo de mudança. O terapeuta é um mero facilitador, que caminha junto”, esclarece.

Para o estudante de Psicologia, foi importante compartilhar essa experiência com os colegas. “Todo estágio, a princípio, entramos com bastante apreensão, mas chegar no fim de um trabalho e perceber que está muito além do que simplesmente cumprir um estágio de uma grade curricular, mas está deixando uma contribuição e perceber que facilitou o crescimento do seu cliente, é perceber que você está crescendo junto. Então compartilhar isso com os colegas foi bem gratificante”, considera Fábio.

Acadêmico lança primeiro livro

Ainda no 8º semestre do curso de Psicologia da UNIGRAN, o estudante Kenny Gabriel Teschiedel, teve a oportunidade de lançar seu primeiro livro durante o VII Encontro de Estudos de Casos Clínicos. Sob o título de “Toda Forma de Amor”, a obra relata casos e histórias fictícias das formas de amor.

“São narrações que falam das mais variadas formas de amor. Então, tem amor bandido, romances bonitos, amores que são de uma noite de verão, de personagens que a gente conhece de outras literaturas e que agora ganham vida fictícia. São vinte histórias e delas eu vou falando sobre o amor, nem todas as histórias de amor acabam bem, alguns finais são mais previsíveis, outros são surpreendentes”, destaca o escritor.

Kenny começou escrever o livro em 2011, sem a pretensão de publicar. “De repente aconteceu. O desejo sempre temos: de ter a obra completa e publicada. Mas então, a minha família me incentivou e bancou esse desejo. E agora, tenho um sonho que virou realidade”, comemora.

O livro “Toda Forma de Amor” está disponível para vendas na coordenação do curso de Psicologia da UNIGRAN ou através do e-mail: kenny.teschiedel@hotmail.com. [SG]