Especialista fala sobre Saúde Pública a acadêmicos de Odontologia

O tema foi abordado durante o Ciclo de Palestras de Odontologia

A palestra “Novos conceitos em Saúde Pública” marcou o Ciclo de Palestras do curso de Odontologia da UNIGRAN. O professor especialista Henrique Cesar Komiyama foi quem discorreu o tema para os acadêmicos. O especialista em Saúde Pública atua em Amambaí – MS.

O coordenador do curso, Reinaldo Akamine, explica a escolha do tema. “O professor Henrique trouxe para os alunos uma visão em termos de mercado de trabalho que é o que a gente quer que o nosso aluno saiba. A saúde pública, a saúde coletiva em si, ela acaba sendo encarada como um segundo emprego. E a saúde coletiva é a essência do atendimento, a população precisa desse atendimento, e o profissional ele tem que ser qualificado nessa área”.

Segundo Reinaldo os profissionais devem saber aonde aplicar todo o conhecimento de saúde pública no mercado de trabalho. “Essa área tem uma necessidade muito grande de profissionais. A nossa população carece de atendimento público e às vezes o emprego público passa a ser encarado pelo acadêmico como segundo plano. Primeiro ele vai dar atenção para um consultório e só depois irá arranjar um emprego público. O que a gente quer que ele veja é que a saúde pública é uma especialidade, é uma área de atuação de muita importância para o profissional, queremos que ele seja um profissional especialista e atuante na área de saúde pública”, destaca o coordenador.

O professor e especialista Henrique Cesar reafirma as constatações do coordenador. “A saúde pública é considerada apenas como um cabide de emprego é apenas um local onde os profissionais trabalham, momentaneamente, até conseguir uma condição melhor e ir para uma clínica. Então é nesse sentido que abordei o tema, mostrando as perspectivas que a saúde pública está oferecendo para a atual odontologia”.

Komiyama ressalta que a saúde pública agrega experiência, qualidade profissional e também conhecimento da sociedade. “Temos que formar menos profissionais dentistas que cuidam de dentes e mais profissionais que cuidam de gente, do ser humano. Dentistas que tem a intenção de ver a pessoa como um todo e não como uma boca”, declara o especialista. [IO]

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC